
Foto: Bruno Alvares/Riot Games
VCT Ascension 2023: “Vamos ganhar essa porra”, afirma xand
Jogador esbanja otimismo com a 00Nation e se defende de haters
Do lixo ao luxo, assim pode ser resumida a trajetória da 00Nation nesta temporada do competitivo brasileiro de VALORANT. A organização foi a última colocada na primeira etapa do VALORANT Challengers Brazil (VCB) 2023, mas depois se recuperou e garantiu a improvável vaga no VCT Ascension Americas 2023. Um dos responsáveis pela ascensão da equipe foi xand, que conversou exclusivamente com o The Enemy.
No melhor jeito “xand de ser”, o jogador expôs alguns dos problemas que a 00Nation teve com treinos após o fim do VCB 2023 e fez uma comparação da situação da equipe brasileira com os adversários norte-americanos, M80 e The Guard. Só que, independentemente disso, ele garantiu que o time será campeão do VCT Ascension 2023 e garantirá a vaga no VCT Americas em 2024 e 2025.
“Está muito difícil. É sempre os mesmos times, às vezes um deles desmarca, e sempre em cima da hora. Todo dia acontece alguma coisa diferente. Foi bem complicado. A gente se preparou muito bem, não acho que atrapalhou muito porque treinamos bastante nas semanas antes de ficar ruim. Só que é uma merda, né? Lá nas franquias tem aquele privilégio todo e nós aqui estamos largados às traças. Vamos dar na cara mesmo assim e vamos ganhar essa porra”, afirmou.
Embora esteja confiante no próprio taco, xand não vê a 00Nation como favorita no torneio. Ele explicou que a equipe se encontra no segundo patamar em comparação com outros adversários, mas que o nível está parelho entre praticamente todo mundo.
“Ainda dou esse favoritismo para a The Union, não para a M80, pelo o que fizeram nos dois splits. Agora não sei como vai ser, mas eu ainda confio no que foi mostrado. A gente, junto com a The Guard e a 9z, estamos um pouco atrás, e a FUSION está bem pra trás. No fim, todo mundo ali tem chance”, opinou.

Vale lembrar que xand atuou por cerca de dois meses na KRÜ antes da equipe argentina negociá-lo com a 00Nation. Para ele, um possível título do VCT Ascension 2023 significaria a volta por cima, já que deixou de atuar nas franquias para atuar no Brasil. Só que o jogador, no entanto, já acredita estar mais do que provado no cenário nacional e quer a vaga para voltar a atuar internacionalmente.
“Falem o que quiserem, mas eu estou sempre lá, eu sempre chego. Quem vai jogar presencial de novo sou eu, quem vai disputar vaga de novo sou eu. Com certeza eu quero pegar essa vaga não para calar a boca de ninguém, e sim para mim porque quero voltar a jogar lá fora. Mas seria gostoso ganhar. Muita gente me apoia, meu público é grande, mas para aqueles haters — que eu também tenho bastante — seria legal porque parece que eles são cegos. Eu gosto disso. Enquanto todo mundo fala que é impossível, eu vou lá e consigo. Enquanto todo mundo fala que eu sou ruim, eu vou para todas as finais”, concluiu.
LEIA MAIS
- VCT Ascension 2023: Times, datas, formato, jogos e mais
- VALORANT: VCT Ascension Americas revela calendário e jogos
- VCT Ascension Americas: Riot libera novo lote de ingressos; veja
A 00Nation estreia no VCT Ascension Americas 2023 contra a sul-americana 9z, às 20h (de Brasília) desta sexta-feira (30). Os brasileiros estão no Grupo B, que também tem a norte-americana The Guard.
O VCT Ascension Americas 2023 acontecerá entre os dias 30 de junho e 9 de julho em São Paulo, com partidas nos estúdios do VCB 2023 e depois no Pavilhão Pacaembu — que ainda tem ingressos disponíveis. O torneio será a única chance deste ano para as equipes garantirem vaga no VCT Americas.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!