O cenário competitivo de VALORANT deve “virar do avesso” em 2024. Isso porque, segundo apuração do The Enemy, a grande maioria das organizações presentes no VALORANT Challengers Brazil (VCB) 2023 tem continuidade incerta para o ano que vem. Os motivos? Insatisfação com o modelo de negócio e a falta de visibilidade do torneio da Riot Games.
Ainda segundo apurou esta reportagem, The Union e 00Nation são as únicas que não cogitaram a possibilidade de deixar o circuito brasileiro do jogo por estarem na disputa do VCT Ascension Americas, com chances de jogar o VCT Americas em 2024. O restante das equipes — Vivo Keyd Stars, RED Canids, ODDIK, Liberty e TBK Lusa — não garante permanência no VCB 2024.
Vale lembrar que a TropiCaos, que também disputou as duas edições do torneio brasileiro de VALORANT neste ano, já está de saída e tem conversas avançadas para passar a vaga do torneio ao Flamengo Medellin. Isso, claro, se a organização vencer a Série de Promoção e permanecer na competição em 2024 - o mesmo vale para a Liberty.
Conforme apurado pelo The Enemy, algumas organizações estão insatisfeitas com a falta de um parecer sobre como será o cenário competitivo brasileiro de VALORANT em 2024. Até o momento, a Riot Games não informou as equipes sobre o cronograma da próxima temporada, apesar do head de esports do jogo da Riot Games, Leo Faria, expôr recentemente que o ecossistema dos torneios Challengers (regionais) será revisto.
As diretorias de algumas organizações, inclusive, reclamam da atual temporada ter durado pouco menos de seis meses, enquanto os contratos dos jogadores costumam ser feitos com duração de um ano. Logo, os times precisarão continuar pagando salários mesmo quando não há competições oficiais da Riot Games.
Além disso, as equipes do VCB também estão descontentes com a média de visualizações de ambas as edições do torneio neste ano. Para elas, os números não são suficientes para gerar patrocínios relevantes e consequentemente retorno financeiro e de visibilidade.
A título de contextualização, a primeira etapa do VCB 2023 teve pico de 34.018 espectadores simultâneos na transmissão da grande final e média de 12.589 espectadores. Já na segunda etapa, os números foram piores: pico de 20.179 na decisão e média de 9.915 ao longo do split. Os dados foram contabilizados pela plataforma Esports Charts.
Posicionamentos
Procurada pelo The Enemy, a Riot Games se posicionou sobre o assunto. “Como organizadores, estamos constantemente buscando melhorar nossas competições, ouvindo o feedback dos jogadores, times e comunidade. Estamos realizando uma revisão no ecossistema do Tier 2, em termos de distribuição das competições no calendário competitivo, assim como entendendo junto aos times o que tornaria o ambiente mais competitivo e com maior engajamento para eles”, disse.
O The Enemy também procurou Vivo Keyd Stars, RED Canids, ODDIK, Liberty, TropiCaos e TBK Lusa. Todas as organizações afirmaram que não possuem nada a declarar.
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Na opinião do The Enemy, a Riot "matou" as ligas regionais com a chegada das franquias neste ano, e o VCB é a prova disso. Leia aqui.
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