
Foto: Bruno Alvares/Riot Games
VCB 2024: como funcionará sistema de times parceiros; entenda
Tier 2 poderá receber jogadores emprestados das franquias do VALORANT
A parceria entre times das ligas internacionais e das ligas regionais de VALORANT vai acontecer a partir de 2024. De acordo com documento no qual o The Enemy teve acesso, organizações do Challengers Brazil (VCB) 2024 poderão se filiar a organizações do VCT Americas e terão direito a algumas “vantagens” (entenda abaixo).
Antes de tudo é preciso contextualizar que a parceria precisa ser feita antes do início da temporada e, caso realmente seja firmada, a equipe da liga regional poderá disputar normalmente o VCT Ascension.
Além disso, a parceria permitirá que um time da liga regional tenha direito a dois jogadores do time parceiro da liga internacional. Esses jogadores serão denominados como “duas vias” (two-way players em inglês) e poderão disputar duas competições como VCB e VCT Americas, por exemplo.
O novo sistema, inclusive, permitirá que os times das franquias emprestem jogadores para qualquer um dos times do Challengers. O contrário, no entanto, não será permitido pela Riot Games — que não especificou se haverá um prazo delimitado para os empréstimos.
Essas “vantagens” da parceria são voltadas apenas para os times das ligas regionais. Do outro lado do negócio, como informado primeiro pelo site blix.gg e confirmado pelo The Enemy, um time VCT poderá inscrever até quatro jogadores de um time do Challengers como reservas e pagará o salário deles enquanto estiverem na própria liga regional.
Caso o jogador seja promovido ao elenco titular, ele deverá receber pelo menos o salário mínimo estabelecido no piso das franquias (como acontece atualmente). Além disso, um jogador titular na liga internacional poderá ser rebaixado para o time parceiro da liga regional e jogar normalmente se tiver disputado menos da metade dos jogos na própria liga internacional.

Como informado pelo leaker Noyn e confirmado pelo The Enemy, o VCB será realizado de forma online, com playoffs presenciais e 12 times (quatro vagas no qualificatório aberto) na disputa por três etapas. O torneio terá início entre janeiro e fevereiro de 2024.
Até o momento, The Union, ODDIK e TropiCaos deixaram a modalidade, enquanto Liberty, Vivo Keyd Stars, TBK Lusa e 00Nation pausaram os investimentos. Já a RED Canids ainda não anunciou seu futuro, mas colocou gtn e deNaro no banco de reservas.
Procurada anteriormente pelo The Enemy para um posicionamento sobre as mudanças da próxima temporada, a Riot Games afirmou que, como ainda não publicou nada oficial, não há nenhum comentário ou posicionamento. A empresa ainda reiterou que irá divulgar informações sobre 2024 em breve.
LEIA MAIS
- VALORANT: Riot anuncia OFF//SEASON com LAN no RJ; confira
- Bastidores da crise no VCB tem Riot irredutível e times receosos
- VALORANT: Riot propõe parceria entre franquias e tier 2 em 2024
Vale contextualizar que a Riot, por meio do seu head de esports do jogo, Leo Faria, afirmou que o ecossistema dos torneios regionais (VCB é um deles) será revisto para 2024. Ele, inclusive, disse que a atualização completa sobre o futuro e as mudanças no tier 2 será feita no fim de agosto deste ano.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!