A Riot Games revelou o calendário reformulado para o VALORANT Challengers 2024. O circuito Tier 2 do FPS foi refeito após uma série de críticas, e passará a ocupar a maior parte do ano. As competições, incluindo o VALORANT Challengers Brazil (VCB), seguirão divididas em dois splits, com o VCT Ascension como grande objetivo, mas a temporada 2025 já será iniciada nos meses finais de 2024.
De acordo com o planejamento revelado, a primeira etapa do Challengers começará no fim de janeiro, e os playoffs serão em abril. Para o segundo split, haverá uma série de acesso em maio, e a competição começa logo em seguida, com os playoffs entre julho e agosto.
Após mais uma série de acesso em agosto, os melhores times de cada continente disputarão o Ascension em setembro, definindo os novos participantes das ligas franqueadas. Em outubro, a temporada 2025 do Challengers já será iniciada.
As séries de promoção, vale citar, serão disputadas por meio do VALORANT Premier, sistema de partidas ranqueadas introduzido em 2023 ao FPS. Mais detalhes sobre o funcionamento exato da promoção serão divulgados futuramente.

Segundo a Riot, esse novo sistema ajudará a preencher o calendário de forma mais eficiente, e os times vencedores do Ascension terão mais tempo para se preparar para a competição internacional. A título de comparação, na temporada 2023, o Ascension das Américas foi encerrado ainda em julho.
Sistema de parcerias
Há ainda mais detalhes na colaboração entre equipes. A Riot oficializou a parceria entre times do Challengers e Game Changers com equipes franqueadas: organizações poderão trabalhar juntas na criação de conteúdos e em acordos comerciais, mas o destaque é a autorização dos jogadores bilaterais.
Times franqueados poderão definir um jogador substituto como bilateral, e ele poderá atuar tanto nas ligas internacionais quanto no Challengers ou Game Changers — desde que as equipes sejam parceiras.
Haverá ainda o empréstimo de jogadores da franquia para as duas ligas Tier 2. Diferentemente dos jogadores bilaterais, esses não poderão atuar por duas equipes, mas as regras de empréstimo não requerem parceria, dando alguma flexibilidade para os envolvidos.
LEIA MAIS
- VALORANT: novo agente Iso é revelado; confira habilidades
- MEG 2023: xand é impedido de seguir no torneio por fala racista
- VALORANT: MIBR confirma conversas com aspas, yay e mais
Todas as mudanças são reflexos de um fracasso notável do Tier 2 em 2023. Pouquíssimas organizações tiveram interesse em seguir no VCB para a temporada 2024 — com destaque para a The Union, vencedora de ambos splits, encerrando as atividades. A Riot foi duramente cobrada pela comunidade e, aparentemente, entendeu que havia necessidade de mudanças.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!