A comunidade brasileira de VALORANT ainda se pergunta: afinal, a vaga no VALORANT Challengers Brazil (VCB), o principal campeonato nacional da modalidade, é dos jogadores ou das organização? Baseado nisso, o The Enemy foi em busca da resposta, teve acesso a documentos exclusivos e conseguiu apurar que… depende. Entenda abaixo.

Inicialmente e como não poderia ser diferente, a vaga conquistada por meio de um qualificatório aberto é dos jogadores. Já a vaga das organizações anteriormente convidadas pela Riot Games, como 00Nation, Liberty, TBK Lusa e Vivo Keyd Stars, pertence a elas.

Só que, se os jogadores que conquistaram a vaga eventualmente forem contratados por uma organização, é preciso que ambas as partes entrem em um acordo para que a vaga seja repassada para a respectiva organização (costuma ser algo natural nas negociações). A partir disso, a vaga é unicamente da organização.

Além disso, caso a organização opte por se desfazer de três pro players durante a temporada regular, a vaga passa a ser do capitão daquele time. Ou seja, cada organização só pode trocar mais de três jogadores ao final de cada temporada.

No caso da TropiCaos, que desistiu de participar da Série de Promoção após os jogadores se recusarem jogar o torneio por conta de uma divergência financeira, a vaga no VCB era dela. O mesmo acontece com ODDIK, The Union e RED Canids, por exemplo. A primeira, inclusive, deixou o competitivo de VALORANT e busca negociar a vaga.

Já os casos de Mixx e Vítimas do RDO, lineups que estão na disputa da Série de Promoção do VCB e não são propriamente organizações, há diferenças. Caso conquistem as vagas no torneio, os dois times serão os responsáveis. Mas se um deles for contratado por uma organização, aí a história é diferente e a vaga muda de dono.

Sendo assim, as vagas das duas etapas do VCB 2023 pertencem a oito organizações. São elas: 00Nation, Liberty, TBK Lusa, Vivo Keyd Stars, The Union, RED Canids, ODDIK e TropiCaos. As duas últimas estão de saída do cenário competitivo de VALORANT.

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Procurada pelo The Enemy, a Riot Games optou por não se posicionar sobre o assunto.


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