Em meio ao fim das atividades nos esports, a TropiCaos está fora da Série de Promoção do VALORANT Challengers Brazil (VCB). A organização confirmou a decisão ao The Enemy nesta terça-feira (11). A possibilidade da desistência do torneio de VALORANT por conta de um impasse com os jogadores da lineup da modalidade já havia sido adiantada pelo próprio The Enemy há cinco dias.

Em nota enviada exclusivamente ao The Enemy, a TropiCaos não quis entrar em detalhes sobre a desistência e sobre as negociações com os jogadores. A organização, por outro lado, reiterou que segue cumprindo com as obrigações da modalidade.

Confira na íntegra a nota da TropiCaos:

“A Tropicaos lamenta a situação imposta de não participar do Relegation [Série de Promoção] e esclarece que tem apoiado e mantido conversas com os jogadores de seu time e se reserva ao direito de não comentar detalhes dessas negociações por força da cláusula de confidencialidade que rege os contratos, o que igualmente espera seja respeitada por todos.

De toda forma, a organização está plenamente adimplente com suas obrigações contratuais e cumpre, até o fim, sob todos os aspectos legais, os acordos com todos com quem possui relação de contrato.

A Tropicaos agradece à Riot Games, aos fãs e aos torcedores que caminham lado a lado conosco e está certa de que logo essa fase de incerteza fará parte do passado, o qual vamos lembrar como aprendizado e um desafio superado”.

Entenda a situação

Conforme publicado pela reportagem do dia 6 de julho, a TropiCaos — que está nos últimos detalhes para encerrar as atividades nos esports — ainda não acertou a rescisão de contrato com a maioria dos jogadores. A organização propôs um acordo, mas somente um jogador assinou e não tem mais contrato: cortezia.

Já o restante da lineup, composta por fatmarino, mendes, xenom e v1nny, além do coach panique, ainda têm contrato e optaram por não disputar a Série de Promoção devido a uma divergência financeira com a TropiCaos. A organização, segundo também apurado pelo The Enemy, tentou fazer com eles mudassem de ideia de última hora na noite desta segunda-feira (10), mas não chegou a um consenso.

Agora de fora do VCB 2024, a TropiCaos não conseguirá negociar a vaga no torneio com o Flamengo Medellin, como foi adiantado pelo site Dust2 Brasil e posteriormente confirmado pelo The Enemy

Curiosamente, o The Enemy também apurou que a Riot Games está ciente da situação, já recebeu uma notificação oficial da TropiCaos e vai se manifestar publicamente em breve sobre o assunto. Quando foi procurada pela reportagem do dia 6 de julho, a publisher afirmou que não tinha nenhuma declaração sobre este tema.

A tendência é que a Riot mantenha o mesmo formato da Série de Promoção e a Mixx, que seria a adversária da TropiCaos na abertura do torneio às 17h (de Brasília) desta terça-feira (11), avance por WO. Liberty e Vítimas do RDO, portanto, será o único jogo desta terça.

valorant challengers 2023 vct vcb 2023 fps riot games playoffs tropicaos série de promoção vcb 2023
Chaveamento da Série de Promoção do VCB (Foto: Divulgação/Riot Games)

LEIA MAIS

A Série de Promoção acontece entre os dias 11 e 13 de julho, de forma online, e dará duas vagas ao VCB 2024. O torneio é composto pelas duas equipes que somaram menos pontos na edição deste ano e pelas duas equipes que garantiram a participação através da Série A - Etapa Finals do Rising Tour, torneio promovido pela Gamers Club.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!