Foto: Montagem/The Enemy
VALORANT: RED faz acordo com B4 por vaga no VCB 2023
Matilha fecha com Acadêmicos do Tucuruvi, line-up garantida no torneio
Depois de se despedir da line-up que falhou em classificar para o VCT BR 2023, a RED Canids garantiu presença… no próprio VCT BR 2023. Sim, você não entendeu errado: a Matilha vai disputar a competição nacional de VALORANT. De acordo com apuração do The Enemy, os Lobos entraram em acordo com a B4 para assumir a Acadêmicos do Tucuruvi, line-up que conquistou a vaga para o torneio.
Resta apenas alguns detalhes burocráticos (assinatura de contratos, por exemplo) para a operação ser finalizada e a RED Canids contratar a line-up formada por gtn, gaabxx, CTC, RND e Leozin, além do coach napz. Os jogadores já foram avisados do negócio há pouco menos de uma semana. A negociação, inclusive, não precisou passar pela aprovação da Riot Games (saiba mais abaixo).
[ATUALIZAÇÃO] Após a publicação desta reportagem, o dono da RED Canids, Felippe Corradini, confirmou nas redes sociais a entrada da organização no VCT BR 2023.
Entenda a situação
Antes mesmo de garantir lugar no VCT BR 2023, a Acadêmicos do Tucuruvi já estava de contrato assinado com a B4, que internamente optou por não anunciar antes do início do torneio com objetivo de não pressionar os jogadores. Já a RED Canids, por sua vez, anunciou o elenco um dia antes do início das classificatórias do campeonato.
Só que aí surgiu a oportunidade de mercado para a Matilha. Sem vínculo com jogadores e comissão técnica, a RED Canids se interessou pelo acordo da B4 com a Acadêmicos do Tucuruvi justamente por ser um negócio viável. Isso porque a Riot Games não proíbe a venda da vaga de uma line-up para uma organização no VCT BR 2023.
Há diferença, portanto, da venda da vaga de organização para organização - o que a publisher não permite e fez com que Gamelanders e 00Nation se fundissem. Confira mais detalhes exclusivos dessa história aqui.
O The Enemy, então, apurou que a proposta da RED Canids foi de assumir os vínculos feitos pela B4 com os jogadores da Acadêmicos do Tucuruvi. A operação é permitida pela Riot Games porque a publisher não considera a line-up como organização por não ter ocorrido anúncio oficial pela B4 e também pelos jogadores terem disputado as classificatórias do VCT BR 2023 como Acadêmicos do Tucuruvi, e não B4.
Ou seja: oficialmente, a vaga é da Acadêmicos do Tucuruvi e ponto final. O processo de negociação aconteceu diretamente entre RED Canids e B4, que tinha os contratos assinados com os jogadores, e não precisou passar por uma avaliação da Riot Games.
Próximos passos
A RED Canids, então, se junta a 00Nation, Liberty, TBK, Vivo Keyd Stars, ODDIK, The Union e TropiCaos entre as equipes garantidas no primeiro split do torneio, que terá início no dia 16 de janeiro de 2023. Essa ainda será a terceira vez que a RED Canids compete no cenário brasileiro de VALORANT. Antes, a organização teve duas rápidas passagens pela modalidade entre o fim de 2021 e o início de 2022.
LEIA MAIS
- VALORANT Masters 2023 acontecerá no Japão
- VALORANT: 00Nation define line-up e acerta com sayuri e jelly
- VALORANT: MIBR encaminha elenco com dupla da Liquid e mais
Posicionamentos
O The Enemy procurou a B4, que disse "não comentar mercado de transferências". Já a RED Canids não retornou o contato até o momento. Caso aconteça, esta reportagem será atualizada.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!