Depois da TropiCaos, mais uma equipe não estará no cenário brasileiro de VALORANT a partir da próxima temporada. Trata-se da ODDIK, que anunciou a saída da modalidade nesta quarta-feira (21). A organização irá liberar os times misto e inclusivo, além de streamers do jogo.

Por meio de um comunicado divulgado nas redes sociais (leia abaixo), a ODDIK informou as ambas as lineups serão mantidas até o fim desta etapa da Elite Cup e do Game Changers Brasil 2023, respectivamente. 

Oficialmente, a equipe disse que resolverá a situação de jogadores de ambas as lineups após as duas competições. Todos eles serão negociados ou liberados ao término dos contratos.

Além disso, a ODDIK também irá dispensar os streamers de VALORANT e pausar o projeto “ODKASA” no YouTube. Entre os nomes que deixarão a equipe estão BELKY, Otsuka e f0rsaken — três dos principais criadores de conteúdo do jogo no Brasil.

valorant challengers 2023 vct vcb 2023 game changers fps riot games playoffs oddik
BELKY (esquerda), f0rsaken (centro) e Otsuka (direita) em gravação na ODKASA (Foto: Reprodução/Twitter)

Só que a ODDIK não irá liberar apenas jogadores e streamers: a organização também precisará negociar a vaga no VALORANT Challengers Brazil (VCB) 2024. É a primeira equipe, inclusive, a oficializar a saída após a reportagem exclusiva do The Enemy sobre a incerteza no futuro dos participantes do torneio.

No restante do comunicado, a ODDIK explica a decisão de deixar o cenário de VALORANT e demonstra insatisfação com a gestão da Riot Games a respeito do calendário, da logística e da falta de informações sobre torneios do jogo. A organização, no entanto, não fecha as portas para retornar à modalidade caso haja mudanças no competitivo.

Por fim, a ODDIK diz que, com a saída do VALORANT, investirá ainda mais no Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e ficará de olho em oportunidades para entrar em novas modalidades dos esports.

LEIA MAIS

Leia o comunicado da ODDIK na íntegra:

"Depois de várias reuniões internas e, diante das informações que temos até o momento, a Oddik decidiu encerrar as atividades que envolvem o Valorant na organização.

Esta decisão foi tomada por conta do fraco calendário para a temporada 2023, com o ano se encerrando em junho e as promessas de manter o cenário aquecido com campeonatos de outras organizadoras não se concretizando, além de baixos números de audiência e algumas decisões questionáveis como por exemplo a falta de alguma ajuda de custo para que os times pudessem comparecer aos estúdios em dias de jogos e a falta de informações referentes ao calendário para temporada de 2024; entre outros motivos que não serão revelados aqui e que desgastaram a relação entre organização e desenvolvedora.

Foi uma resolução difícil, porém acreditamos ser o melhor caminho para os próximos passos da organização. Com a saída do Valorant, a Oddik irá investir ainda mais no CS:GO e estará atenta a oportunidades para entrar em novas modalidades.

Caso a Riot Games volte atrás em algumas decisões e apresente um calendário forte e atrativo não só para as organizações mas também para o público, a Oddik com certeza irá reavaliar esta decisão e estudará um retorno para a modalidade.

Com a optativa de sair do ambiente competitivo do Valorant, a Oddik não vê outra opção a não ser pausar o projeto da ODKASA, voltado totalmente para a criação de conteúdo e, desta maneira, os streamers da Oddik também terão seus contratos encerrados.

A ODDIK irá seguir com os contratos das lines inclusiva e mista até o final das competições que estão por vir (GameChangers e EliteCup) e depois decidirá quais caminhos seguir com os jogadores e jogadoras".


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!