
NiP/Reprodução
VALORANT: NiP embarca para o México, em busca de vaga no Masters
A Leviatán será o adversário dos brasileiros
A Ninjas in Pyjamas de VALORANT embarcou rumo ao México, em busca da segunda vaga brasileira no Masters Reykjavík 2022. Para cumprir o objetivo, os Ninjas precisam vencer um confronto contra a Leviatán. Não há outras equipes na disputa e nem nenhuma outra chance.
Leia mais:
- LOUD não vence Masters no nível atual, diz Less
- 2ª Etapa do VALORANT Challengers 2022 será presencial
- VALORANT Challengers: LOUD vence NiP, é campeã e vai pro Masters
Confronto
O duelo entre o vice-campeão brasileiro e o vice LATAM acontece presencialmente, na Cidade do México, no dia 1º de abril, às 17h (horário de Brasília). A decisão será disptuada em uma série melhor de cinco (MD5).
Composto majoritariamente por brasileiros, o elenco da NiP conta apenas com o controlador argentino bnj como estrangeiro. Já a Leviatán é formada por cinco jogadores chilenos e tem o polêmico técnico argetino no comando, Onur. As escalaçõse completas são as seguintes:
Ninjas in Pyjamas
- xand
- Jonn
- cauanzin
- bnj
- bezn1
- RoY (treinador)
Leviatán
- Tacolilla
- vaiZ
- Melser
- adverso
- kiNgg
- Onur (treinador)

Histórico
Esta será a primeira vez que o Brasil disputa vaga no Masters contra o LATAM. Durante todo 2021 a região verde e amarela contou com duas vagas diretas para o mundialito, mas neste ano perdeu uma delas. O motivo foram as boas atuações internacionais da KRU, enquanto os brasileiros não conseguiram alcançar nenhum playoff fora do seu país de origem.
Ao mesmo tempo, este tipo de competição não é algo estranho no VALORANT. Equipes do Brasil já precisaram encarar os vizinhos do LATAM durante o South America Last Chance Qualifier, que credencia apenas um de oito times, ao Champions.
Na ocasião, a FURIA, de xand, foi a campeã e conquistou a vaga. Já a vice que sofreu 3 a 0 em três mapas dominantes foi a Australs, que tinha como seu core os próprios atletas da Leviatán: Tacolilla, Melser e adverso.
A derrota em outubro de 2021, no entanto, ficou para trás. Se a final LATAM fosse uma MD3, a Leviatán era a campeã, pois saiu na frente em 2 a 1 sobre a KRU. Como era MD5, os adversários conseguiram aplicar a virada. No caso dos Ninjas, a LOUD aplicou 3 a 0.
Forças e fraquezas
Durante os splits brasileiro e LATAM, NiP e Leviatán mostraram que tem um map pool diferente. Os chilenos são muito bons na Haven e implacáveis na Ascent. Já os brasileiros se mostram confortáveis na Fracture e especialitas em Icebox. Quem conseguir trabalhar melhor esta questão de mapas, no curto período que possuem, sairá vencedor.
Pelo lado da Leviatán, kiNgg vem se mostrando o principal poder de fogo do Chile, enquanto Tacolilla também não fica muito atrás. Já no Brasil, xand é o principal nome e força dos Ninjas, enquanto cauanzin, apesar de jovem, já mostrou que pode desequilibrar rounds com sua genialidade.
Masters Reykjavík 2022
O próximo Masters de VALORANT acontece entre 10 e 24 de abril, na própria cidade Reykjavík, na Islândia. Das 12 equipes participantes, somente a do Brasil vs LATAM ainda não foi confirmada. A lista dos times é a seguinte:
- LOUD - Brasil
- G2 - Europa
- Liquid - Europa
- Fnatic - Europa
- DRX - Coréia do Sul
- The Guard - América do Norte
- OpTic - América do Norte
- Paper Rex - Ásia-Pacífico
- XERXIA - Ásia-Pacífico
- ZETA Divison - Japão
- KRU - LATAM