Depois de vazar e viralizar nas redes sociais um vídeo de sete anos atrás em que xand xinga um adversário de “preto” em uma partida de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), o pro player foi impedido de seguir na disputa do torneio de VALORANT do Multiplataform Esports Games (MEG) 2023. Ele revelou a situação no próprio perfil do X (antigo Twitter) nesta quarta-feira (18), voltou a assumir a veracidade do clipe e concordou com a decisão da organizadora.
“MEG decidiu me vetar jogar o campeonato, e com toda razão. E mesmo que me doa muito, não quero prejudicar os moleques [The Union]. Todo mundo viu que isso nunca se repetiu, não sou essa pessoa mais e vou provar isso pra vocês. Não sei o que será do meu futuro, mas só penso em pedir desculpas por ter machucado vocês. Entendo que isso são consequências das minhas atitudes e não chega perto do que fiz. Grato por ter mudado e ter saído de um ambiente podre no qual eu também fazia parte”, disse xand.
Xand completava para a The Union no MEG 2023 e disputaria as semifinais da chave superior do torneio a partir das 18h (de Brasília) desta quarta. Ele não tinha vínculo com a organização, que já anunciou o encerramento das atividades nesta semana, e será substituído por pryze.
Vale contextualizar que o vídeo em questão mostra uma partida de CS:GO, jogo em que xand era profissional até o lançamento do VALORANT, e aconteceu há sete anos — segundo o próprio jogador. Nele, xand é abatido em um determinado round, se irrita e xinga o adversário de “preto f*dido”.
Mais cedo, xand chegou a se pronunciar em relação ao vídeo, se desculpou e afirmou não ser mais a mesma pessoa de sete anos atrás. “É óbvio que não sou esse cara e na época não tinha noção alguma do peso dessas palavras. Não vou correr do meu erro e, independente se isso aconteceu há sete anos atrás, eu era um completo imbecil. Peço perdão a todas pessoas pretas que ofendi diretamente usando essas palavras em tom pejorativo. Se tiver alguma forma pra reparar isto, se é que exista, estou disposto. Só não quero ser vinculado à essa pessoa de sete anos atrás que eu tenho nojo”, afirmou.
O próprio MEG 2023 também se pronunciou nas redes sociais e disse que “manifesta repúdio a qualquer a qualquer tipo de discurso de ódio”. A organização do torneio ainda completou que irá banir desta e de futuras edições “todos os jogadores que tiverem comportamento inadequado dentro ou fora da competição”.
LEIA MAIS
- VALORANT: MIBR confirma conversas com aspas, yay e mais
- VALORANT: LOUD acerta renovações de Less, tuyz e cauanzin
- VALORANT: MIBR estuda ter 6º jogador para 2024, afirma bzkA
O MEG 2023 faz parte da OFF//SEASON do VALORANT e segue a todo vapor nos playoffs. Oito times ainda estão na disputa por uma parte da premiação de R$ 100 mil. Deles, somente dois se classificarão para a final presencial, que será realizada diretamente do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, no dia 5 de novembro.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!