Chegou a hora da última chance do Brasil ter ao menos mais um representante — além da LOUD — no Champions Los Angeles, o Mundial de VALORANT. O Last Chance Qualifier (LCQ) Americas começa neste sábado (15) e terá a presença das brasileiras FURIA e MIBR na disputa pelo título.

As duas equipes do VCT Americas 2023, inclusive, chegam com mudanças nas escalações e podem se enfrentar em um duelo eliminatório extremamente importante. Isso porque, caso aconteça o confronto realmente aconteça, quem perder terá encerrado a atual temporada competitiva do FPS da Riot Games.

Pantera nova

A grande novidade da FURIA será a estreia de kon4n, que foi contratado inicialmente para ser o 6º da equipe. Ele substituirá qck, que precisou ser afastado por problemas médicos, conforme revelado em primeira mão pelo The Enemy.

Com kon4n, a FURIA terá mudanças nas funções dentro do servidor. O "novo reforço" chega para atuar como Iniciador, enquanto mwzera passará a ser Sentinela. A equipe já treina desta maneira há cerca de um mês e meio, mas as funções podem mudar de acordo com o mapa.

Antes disso, a FURIA chegou a se classificar aos playoffs do VCT Americas 2023. Neles, os brasileiros chegaram a começar bem e venceram a Leviatán por 2 a 1. Só que, depois de perder para a LOUD logo em seguida, os Panteras foram eliminados pela NRG.

No geral, a FURIA chega como uma das favoritas para vencer o LCQ Americas, mas a equipe vai precisar deixar a inconsistência de lado e se provar com kon4n. Os Panteras, inclusive, têm a necessidade de garantir a vaga no Champions para "salvar" a temporada.

valorant fps riot games vct américas last chance qualifier lcq americas 2023 furia mibr
FURIA no VCT Americas 2023 (Foto: Christian Betancourt/Riot Games)

Made In TxoziN

Já o MIBR, a única mudança já havia acontecido no fim do VCT Americas 2023 e já era prevista de ser mantida para o LCQ Americas: TxoziN será titular no lugar de heat. Com isso, jzz seguirá como Duelista, enquanto o restante da equipe também continuará nas funções habituáveis.

Sem maiores novidades, a organização terá a missão mais difícil do LCQ Americas. Como ficou de fora dos playoffs do VCT Americas 2023, o MIBR, ao lado da KRÜ, são as duas equipes que jogarão o maior número de jogos no LCQ caso avancem por todas as fases até a grande final.

E, neste momento, o que o MIBR mais precisa é de resultado. Performance, por incrível que pareça, já melhorou com a entrada de TxoziN na última rodada do VCT Americas 2023. Além disso, tampouco importa jogar bem ou não, uma vez que pode ser a última competição desta temporada do jogo.

Sejam cinco ou seis jogos, o MIBR precisará demonstrar uma evolução que não demonstrou em dez jogos nesta temporada. A missão é difícil e, assim como a FURIA, não importa outro resultado que não seja o título. Mas, com base no que o MIBR apresentou no ano, chegar nas fases mais adiantadas do LCQ já seria um bom resultado.

valorant fps riot games vct américas last chance qualifier lcq americas 2023 furia mibr
MIBR no VCT Americas 2023 (Foto: Tina Jo/Riot Games)

LEIA MAIS

O MIBR estreia no LCQ Americas às 17h (de Brasília) deste sábado (15), contra a KRÜ. Já a FURIA aguarda o vencedor deste confronto para descobrir quem enfrentará no mesmo horário deste domingo (16).

Vale lembrar que o LCQ Americas acontece entre os dias 15 e 23 de julho com sete times do VCT Americas 2023 na disputa. A competição dará uma única vaga ao Champions Los Angeles 2023  que já tem as presenças garantidas de LOUD, NRG e Evil Geniuses (EG). Quem ficar de fora só voltará a jogar na próxima temporada.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!