
Foto: Bruno Alvares/Riot Games
VALORANT: Com sondagem da LOUD, havoc deixa a The Union
Jogador opta por não renovar contrato com a equipe; entenda a situação
Chegou ao fim a passagem de havoc na The Union. Afastado oficialmente por “questões pessoais” há exatamente um mês, o jovem jogador de 17 anos, destaque da 1ª etapa do VALORANT Challengers Brazil (VCB) 2023, optou por deixar a organização após recusar a proposta de renovação de contrato e ser sondado pela LOUD. O The Enemy teve acesso a detalhes exclusivos sobre o caso (veja abaixo).
Afastamento
Antes de tudo, é preciso contextualizar sobre o afastamento de havoc da The Union. Conforme apurado por esta reportagem, o motivo realmente foi uma questão médica e partiu do próprio jogador, que entrou em um acordo com a equipe. De lá pra cá, ele passou a ser acompanhado por profissionais da saúde disponibilizados pela própria The Union.
Como o período de inscrição oficial da Riot Games para o VCB 2023 já tinha fechado e a The Union não havia inscrito nenhum jogador reserva, o The Enemy apurou que a organização procurou a publisher com intuito de explicar e buscar uma resolução da situação.
Com um laudo médico em mãos, a Riot aceitou abrir uma exceção para que a The Union inscrevesse askia no lugar de havoc. De acordo com o pronunciamento oficial da organizadora, o “regulamento da competição [VCB 2023] dita que, em casos especiais, substituições e/ou inscrições extraordinárias podem ser autorizadas”.
Sondagem da LOUD
Em meio a isso tudo, o The Enemy apurou que havoc recebeu uma sondagem da LOUD. Neste primeiro contato, a organização atual campeã mundial de VALORANT procurou entender a situação do jogador para sair na frente na disputa com outros possíveis interessados. Além disso, a LOUD também quer mantê-lo no radar caso faça alterações na line-up para a próxima temporada competitiva.
Isso porque, conforme informado em primeira mão pelo The Enemy e posteriormente confirmado pela Riot, a próxima janela de transferências do VCT abre somente depois do Champions Los Angeles, o Mundial do game, no dia 11 de setembro deste ano. Ou seja, caso a organizadora não abra uma exceção no regulamento do circuito, havoc só pode ser inscrito por uma equipe das ligas internacionais após essa data.
Negociação e saída
Apesar do interesse da LOUD, a The Union propôs uma renovação contratual para havoc não só ser valorizado, mas também para seguir no time e possivelmente voltar a atuar no VCT Ascension 2023 - competição que a organização tem a participação quase garantida e que dará uma vaga temporária no VCT Americas 2024.
No entanto, a proposta da The Union foi recusada por havoc - que atualmente é agenciado pelo próprio irmão, Ícaro Eloy. O The Enemy apurou que a organização ainda chegou a receber uma contraproposta de Ícaro, mas a julgou como “fora da realidade”.
Desde então, Ícaro não respondeu mais a The Union. O desfecho da situação, portanto, será a separação das duas partes. E esta reportagem teve acesso à data: dia 14 de junho deste ano, quando se encerra o contrato de havoc com a equipe. A ideia é que o jogador faça um novo pronunciamento a respeito do assunto nas redes sociais.
Posicionamentos
O The Enemy procurou The Union, LOUD e havoc - por meio de Ícaro Eloy - para emitir posicionamentos a respeito do assunto (veja abaixo).
A The Union não quis comentar sobre a situação com a Riot Games, mas confirmou que negociou a renovação de contrato de havoc com Ícaro Eloy e optou por “não declarar mais sobre essa questão”. A organização reiterou estar dando suporte a havoc desde o afastamento.
“O que podemos falar é que diante de toda situação estamos fornecendo acompanhamento desde o afastamento, solicitado pela equipe médica especializada e manteremos o suporte até que os mesmos confirmem que o Havoc está bem. Sobre renovação, a proposta já foi encaminhada ao jogador”, informou a The Union.
LEIA MAIS
- VCT Americas: LOUD confirma favoritismo e vai à grande final
- VALORANT: The Union renova contratos de quatro jogadores; veja
- VALORANT: VCT Ascension Americas será no Pavilhão Pacaembu
Já Ícaro Eloy disse que não vai se posicionar sobre esta reportagem. A LOUD, por sua vez, não retornou o contato desde que foi procurada.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!