A FURIA está oficialmente de cara nova para a próxima temporada competitiva de VALORANT. Os Panteras anunciaram a nova lineup da modalidade nesta sexta-feira (13) e o The Enemy conversou exclusivamente com Jaime Padua, fundador da organização e responsável pela montagem do time, para encontrar as respostas de algumas dúvidas da comunidade brasileira do jogo.

Será que o mwzera foi mesmo o responsável pela “panela”? Quais foram os motivos que influenciaram nas permanências e nas contratações de cada um dos jogadores e do coach? Vai ter mais nomes na comissão técnica? E, afinal, qual o objetivo desta lineup para 2024? Tudo isso você pode conferir abaixo.

mwzera com a “chave” da FURIA: existiu mesmo?

De início, a pergunta em forma de analogia que não quer calar é: mwzera foi Mbappé em relação à influência na montagem do novo time da FURIA? A organização chegou a brincar com o rumor no vídeo de anúncio da lineup, mas Jaime fez questão de afirmar que esse tipo de situação não existe e nunca vai existir em nenhuma modalidade da organização. Ele, no entanto, admitiu que os três jogadores remanescentes opinaram e ajudaram na formação da equipe.

“Jogador nenhum manda dentro da FURIA. Historicamente eu sempre bato nessa tecla. Só que, por exemplo, dentro do nosso perfil eu tenho habilidades diferentes de outras pessoas. Então eu tenho habilidade mais de gestão e mais de conhecimento sobre outros jogos do que o VALORANT. É natural e inteligente da parte da FURIA usar o conhecimento que tem disponível. A gente quer saber como que o mwzera enxerga o jogo, como que o khalil enxerga o jogo e como que o kon4n pensa o jogo. A gente quer aproveitar o conhecimento disponível. No final a decisão é nossa. Foi muito mais no sentido de parceria, de usar os recursos que a gente tinha na mão até porque, com a saída do Carlao, precisávamos de alguém para nos ajudar mais do ponto de vista técnico do que no "modelo Mbappé". Assim não funciona aqui com a gente. Na FURIA não é desse jeito e nunca vai ser”, disse.

Trio remanescente: por quê?

O The Enemy foi direto e perguntou ao Jaime sobre os motivos das permanências de cada jogador na FURIA. Em resumo, o fundador da organização rasgou elogios para mwzerakhalil e kon4n e explicou que trata os dois primeiros como “inegociáveis”. Já o último, na visão do dirigente, mereceu a oportunidade e a confiança de seguir na equipe e também de ser IGL por tudo que “passou” na última temporada (veja as respostas na íntegra de cada caso abaixo).

mwzera: “Nosso principal jogador, nosso principal investimento da FURIA no VALORANT e talvez um dos principais investimentos do VALORANT no Brasil entre todas as organizações. Demos prioridade para a mudança de função dele para ser Duelista. Ou seja, já que ele é nosso principal investimento, a gente precisa dar a chance dele se provar dentro da função que ele se sente mais confortável”.

valorant challengers 2023 vct vcb 2023 fps riot games the union havoc furia vct americas 2024 liazzi koy vivo keyd stars
mwzera com a camisa da FURIA (Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games)

khalil: “Inquestionável. Moleque muito bom, muito profissional. Cara do bem, ético pra caramba, trabalha muito, e na função dele é um dos principais jogadores do mundo. Ponto. Tanto é que outros times procuraram e eu falei: “esquece, khalil é nosso, esquece”. Sem dúvidas, ele é um dos principais jogadores desse time e fez por merecer essa posição”.

valorant challengers 2023 vct vcb 2023 fps riot games the union havoc furia vct americas 2024 liazzi koy vivo keyd stars
khalil com a camisa da FURIA (Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games)

kon4n: “É um cara muito do bem. Extremamente profissional, extremamente ético. Talvez um dos melhores seres humanos que eu encontrei dentro do cenário de esports. Eu vi poucas pessoas serem tão genuínas igual ele é. Ele está no banco do time e torce mais pelo time, pelos caras, do que se ele estivesse lá, e de ficar realmente feliz pelo cara que tá lá jogando no lugar dele. Eu vi pouquíssimos jogadores fazendo o que ele faz. Então, tecnicamente é indiscutível que ele tem nível para jogar. A dúvida era: ele pode ser um bom IGL? A gente não sabe. Estamos dando uma oportunidade para se provar porque, na minha visão, ele tem qualidades para ser um bom IGL. Outras pessoas não foram IGL até ser. Estamos dando uma oportunidade para ele se provar. Seria muito injusto da nossa parte não dar essa oportunidade para ele, pelo ano que teve com a gente, pelo quanto se sacrificou para estar junto com o time e pelo quanto colaborou fora do jogo. Ele mereceu essa oportunidade e seria muito injusto dar essa oportunidade para outra pessoa que não passou o que ele passou junto com a gente”.

valorant challengers 2023 vct vcb 2023 fps riot games the union havoc furia vct americas 2024 liazzi koy vivo keyd stars
kon4n com a camisa da FURIA (Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games)

Reforços dentro da filosofia

O jeito FURIA de trabalhar segue no VALORANT. Não é novidade para ninguém que a organização gosta de apostar em novos talentos com intuito de moldá-los da maneira em que julga ser correta e transformá-los em grandes jogadores. Assim aconteceu com as contratações de havoc, ex-The Union, e liazzi, ex-Vivo Keyd Stars, que possuem 17 e 18 anos, respectivamente. Para Jaime, mesmo com pouca idade, os dois já provaram que conseguem atuar em alto nível e têm potencial de evoluir ainda mais.

“Estamos apostando em dois jogadores que, apesar de novos, já jogam em um nível muito alto. Tanto o liazzi quanto o havoc são jogadores que, se você pegar o histórico deles nos últimos 12 ou 18 meses, não é surpresa para ninguém que eles são bons. Eles já se provaram várias vezes, em grandes partidas e grandes campeonatos, que eles têm nível para jogar contra qualquer time. Eles trocam tiro e jogam em um nível muito alto. A nossa preocupação foi: vamos seguir nossa filosofia, trazer jogadores que a gente confia na capacidade, têm potencial e já joga em um nível muito alto. A gente acredita que, em um recurso certo, no investimento certo, na estrutura certa e com o talento certo, esses caras [havoc e liazzi] tem muita condição de evoluir e explodir assim como foi o khalil, assim como foi o qck, assim como foram outros jogadores. E a gente se sente confortável em trabalhar dessa maneira”, explicou.

valorant challengers 2023 vct vcb 2023 fps riot games the union havoc furia vct americas 2024 liazzi koy vivo keyd stars
liazzi (esquerda) e havoc (direita) com a camisa da FURIA (Foto: Divulgação/FURIA)

Por que o Koy?

Talvez a contratação que mais tenha sido criticada pela comunidade, Koy foi quem mais agradou a FURIA após uma série de entrevistas com possíveis candidatos. Pesou o fator de já ter trabalhado com mwzera antes, na própria Vivo Keyd Stars. Mas, na visão de Jaime, o coach tem todos os quesitos e habilidades necessárias para a função e, claro, para assumir o encargo de comandar um elenco jovem.

“Gostamos do perfil dele. Óbvio que o histórico dele ter trabalhado com o mwzera ajuda porque é alguém que já lidou com o cara [mwzera] e sabe a mentalidade que o cara tem. É um cara [Koy] técnico, disciplinador e de grupo. Já soube lidar muito bem com um grupo jovem. Ficamos felizes com a contratação”, disse.

valorant challengers 2023 vct vcb 2023 fps riot games the union havoc furia vct americas 2024 liazzi koy vivo keyd stars
Koy com a camisa da FURIA (Foto: Divulgação/FURIA)

Comissão técnica mais robusta

Apesar de só ter anunciado apenas o Koy, a comissão técnica da FURIA deve receber mais reforços até o início da próxima temporada competitiva de VALORANT. De acordo com Jaime, a ideia é que até quatro nomes sejam contratados, em diferentes funções, para ajudar a nova lineup dentro do jogo

“A nossa comissão técnica não se resume a ele [Koy]. Esse é o ponto. A comissão técnica não é uma pessoa e, na verdade, nem precisava ter títulos de head coach e outros. São pessoas que trabalham com habilidades diferentes. Eu vejo, no futuro, a nossa comissão técnica ser mais completa de níveis estatísticos e habilidades complementares. Queremos trazer outros nomes para complementar. Trazer talvez mais duas ou três pessoas. A minha ideia para essa próxima temporada é ter, no mínimo, de três a quatro pessoas voltadas ao VALORANT”, completou.

É taça, papai?

Tudo bem, agora que o elenco já está formado e anunciado, qual o objetivo da FURIA para 2024. Para Jaime, embora seja um time formado majoritariamente por jovens jogadores, a ideia é ao menos “brigar” pelos títulos e estar nas principais competições internacionais, sem pensar apenas no longo prazo.

“Eu sou muito otimista e gosto de brigar por títulos. Acho que, mesmo sendo jogadores jovens, eles [havoc e liazzi] têm condições de jogar em alto nível e foi isso que provaram no histórico deles. A gente monta um time para brigar e não para 2025, para 2026... é para brigar. E sendo otimista de que podemos, de fato, jogar os campeonatos internacionais e bater de frente com todo mundo. Não temos problemas de perder agora [na OFF//SEASON]. Estamos na fase de aprendizado, de testar, de errar... se der certo vai ser muito legal, mas se não der eu também estou tranquilo porque confio no potencial deles. A gente está em uma fase de adaptação, mudança de funções, preparação... mas esperando chegar em 2024 com um time bem sólido e bem forte”, concluiu.

LEIA MAIS

O elenco da FURIA para a próxima temporada competitiva será comandado por Koy e formado por mwzera de Duelista, khalil de Sentinela, kon4n de IGL, liazzi de Controlador e havoc de Flex.

atual janela de transferências do VALORANT Champions Tour (VCT) abriu no dia 11 de setembro deste ano e fecha somente no dia 15 de julho do ano que vem. O período terá pausas ao longo dos torneios e das ligas internacionais.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!