Riot Games está próxima de finalizar o planejamento da próxima temporada competitiva de VALORANT com uma novidade importante. A partir de 2024, a empresa propõe que times das ligas internacionais possam inscrever jogadores das ligas regionais como substitutos e utilizá-los quando bem entenderem. A informação foi divulgada primeiro pelo portal blix.gg e agora confirmada pelo The Enemy.

No acordo de parceria, que precisaria ser feito antes do início da temporada, um time VCT poderá inscrever até quatro jogadores de um time como reservas e pagará o salário deles enquanto estiverem em uma das ligas Challengers — o VALORANT Challengers Brazil (VCB) é uma delas. Caso o jogador seja promovido ao elenco titular, ele deverá receber pelo menos o salário mínimo estabelecido no piso das franquias (como acontece atualmente).

Além disso, um jogador titular na liga internacional poderá ser rebaixado para o time parceiro da liga regional e jogar normalmente se tiver disputado menos da metade dos jogos na própria liga internacional. A ideia da Riot é evitar que uma equipe do VCT tenha dificuldades em repor jogadores e dê oportunidade a novos talentos.

Ainda segundo apurado por esta reportagem, essa novidade desagradou boa parte das organizações brasileiras presentes no VCB, que não vêem segurança em manter um investimento no cenário nacional em 2024.

Procurada pelo The Enemy para um posicionamento sobre o assunto, a Riot Games optou por não comentar.

valorant challengers 2024 vct fps riot games vct americas 2024 parceria
Proposta da Riot é que times das franquias possam fazer parcerias com times do Challengers (Foto: Bruno Alvares/Riot Games)

Até o momento, The UnionODDIKTropiCaosLiberty, Vivo Keyd Stars e 00Nation deixaram o cenário em 2023, enquanto a TBK Lusa rescindiu com toda a lineup. Já a RED Canids ainda não anunciou seu futuro, mas colocou gtn e deNaro no banco de reservas.

O VCB 2024, por exemplo, deve ter mudanças no formato e acontecer de forma online, com 12 times na disputa ao longo de três etapas, como adiantado pelo The Enemy.

LEIA MAIS

Vale contextualizar que a Riot, por meio do seu head de esports do jogo, Leo Faria, afirmou que o ecossistema dos torneios regionais (VCB é um deles) será revisto para 2024. Ele, inclusive, disse que a atualização completa sobre o futuro e as mudanças no tier 2 será feita no fim de agosto deste ano.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!