Depois da The Union  anunciar a saída do cenário brasileiro competitivo de VALORANT com críticas à Riot Games, foi a vez do dono da organização, CF, também se posicionar contra a desenvolvedora. Em uma série de publicações no Twitter, o dirigente da equipe acusou a publisher de não garantir transporte para as equipes disputarem o VALORANT Challengers Brazil (VCB)

Além disso, CF também expôs que a Riot "se nutria" dos esforços da The Union e usava a imagens dos atletas sem dar retorno. Ele também acusou a empresa de não cumprir promessas de mudanças no calendário e de ainda "sufocar" a The Union por conta disso.

Confira o texto de CF na íntegra:

“É simplesmente surreal imaginar que após toda nossa jornada, saindo de um open qualify, vencendo o primeiro split e depois o segundo de forma invicta, sejamos obrigados a deixar tudo isso por conta do abandono da publisher e do descaso com o nosso cenário nacional.

No fim das contas, a Riot Games sucateou o tier 2 a ponto de afastar todas as organizações profissionais que gostariam de crescer aqui dentro. Agora conseguiram o seu objetivo de criar um "celeiro para os times da franquia". Os times da franquia terão negociações muito fáceis, já que nenhum dos meninos estará sob contrato com organização alguma.

A grande questão é que para esses talentos aparecerem, crescerem e aflorarem, é necessário MUITO trabalho duro e investimento, e podem ter certeza, em breve esse impacto chegará às franquias e a competitividade será cada vez mais fraca.

O que mais me gera indignação aqui é o fato da publisher ser renomada, extremamente competente e reconhecida pela sua capacidade de organizar competições e fomentar cenários dentro dos esports.

O próprio CBLOL é um grande sucesso, competições eletrizantes, cenário sustentável e recursos abundantes. A mesma publisher que faz o CBLOL, faz o VCB — que não tem patrocínio, que não tem investimento e que não tem nem uma van sequer para levar os atletas para o estúdio em dia de jogo.

A Riot se nutria de todos nossos esforços para fomentar o cenário e usava a imagem dos nossos atletas, mas o retorno nunca chegou (e nem vai chegar) para a organização. Foram várias as reuniões com os representantes da Riot BR propondo soluções, sugerindo mudanças e apontando as falhas críticas que vinham sendo cada vez mais evidenciadas em nosso cenário, mas a resposta foi sempre de que as ordens vinham de cima pra baixo.

Não preciso nem bater na tecla do calendário que desenvolveram, ou das mudanças sem sentido propostas para a próxima temporada. Isso é chover no molhado. As promessas de mudanças no calendário foram só promessas mesmo. Só nos resta a tristeza de ter montado um time extremamente competente, profissional e dedicado, escalado o cenário nacional e ser sufocado pela publisher.

Muito mais triste ainda pelos nossos atletas, que sempre foram brilhantes nas suas funções, dedicados e comprometidos ao extremo, trabalhadores e disciplinados, sagraram-se bicampeões brasileiros, e são recompensados com essa situação. Extremamente triste com a decisão e, como empresário, decepcionado com a Riot Games”.

Vale contextualizar que a The Union colocou todos os jogadores no banco de reservas e explicou que irá facilitar as negociações dos jogadores com equipes que estiverem nas franquias. No comunicado divulgado por meio das redes sociais, a equipe fez questão de justificar a decisão “devido à falta de perspectiva com relação ao cenário competitivo oficial de VALORANT” e ainda acusou a Riot de desmantelar o cenário brasileiro do jogo.

A organização ainda se posicionou contra o formato proposto pela publisher para 2024 e revelou que o mesmo “não contempla organizações profissionais”. Por conta deste fatores, a equipe bicampeã do VCB 2023 explicou que deixou o competitivo de VALORANT contra a própria vontade.

Antes dela, ODDIKTropiCaosLiberty, Vivo Keyd Stars e 00Nation também deixaram o cenário em 2023, enquanto a TBK Lusa rescindiu com toda a lineup. Já a RED Canids ainda não anunciou seu futuro, mas colocou gtn e deNaro no banco de reservas.

A Riot Games, por meio do seu head de esports do jogo, Leo Faria, afirmou que o ecossistema dos torneios regionais (VCB é um deles) será revisto para 2024. Ele, inclusive, disse que a atualização completa sobre o futuro e as mudanças no tier 2 será feita no fim de agosto deste ano.

LEIA MAIS

A The Union deixou o competitivo de VALORANT após ter sido bicampeã do VCB 2023 com a seguinte lineup: askia, raafa, pancc, GuhRVN e ntk — que recentemente deixou a equipe. A organização não conquistou a vaga no VCT Americas em 2024 e 2025, quando acabou eliminada para a norte-americana M80 diante do público, no Pavilhão Pacaembu, pelo VCT Ascension Americas 2023.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!