Foto: Lance Skundrich/Riot Games
VALORANT Champions 2022: Qck diz que faltou psicológico na estreia da FURIA
A equipe brasileira chegou a ficar na frente da DRX em 12 a 4 no primeiro mapa, mas sofreu a virada.
A estreia da FURIA no VALORANT Champions começou como um conto de fadas para o torcedor brasileiro, mas terminou como um filme de terror. Os panteras chegaram a ficar na frente da DRX em 12 a 4, mas sofreram uma dura virada em seguida. Em entrevista exclusiva com qck, o jogador admitiu que faltou psicológico para a equipe, neste primeiro confronto.
LEIA MAIS:
- VALORANT Champions: Saadhak diz que bootcamp fez boa diferença na LOUD
- VALORANT Champions 2022: LOUD estreia com vitória; veja reações
- VALORANT Champions 2022: Como chegam LOUD e FURIA? Coachs opinam
O próprio psicológico, foi o que atrapalhou os FURIOSOS a conquistar um último ponto e fechar o primeiro mapa com uma grande vitória. Qck disse até mesmo que estava sentindo o time bem ansioso.
"Faltou um pouco de calma pra gente, além de conseguir pensar melhor nos nossos rounds. Nós até conseguimos abrir vantagem numérica em algumas rodadas, mas individualmente eles traziam de volta. Então, se a gente combinasse melhor dentro do game, tivesse mais calma e menos ansiedade, nós teríamos fechado esse mapa" explicou.
A ansiedade e a falta de calma, citados pelo pro player, impediram o time de realizar ações básicas dentro do jogo.
"Nós chegamos nesse Champions muito mais fortes do que no passado. A própria DRX não é qualquer time e também não é qualquer time que consegue amassar eles nesse começo de Ascent e, sim, é o que faríamos. Mas erramos bastante em conjunto, faltou abrir a mira mais junto, furar smokes juntos... coisas que os impossibilitariam de fazer este milagre que fizeram dentro de jogo."
Se o emocional já afetou o elenco quando não conseguia fechar a partida, com a derrota tudo piorou.
"Mesmo que indiretamente, sempre rola um abalo psicológico", diz qck sobre chegar no segundo mapa após sofrer uma grande virada. "Mas nós realmente não conseguimos impor nosso ritmo, com exceção do final do nosso ataque, quando encaixamos quatro pontos. Mas antes e depois disso, ficamos completamente apagados no mapa. Então, teve sim um abalo emocional, eu diria", complementou.
Não é fácil digerir o que aconteceu, mas também não é hora para a FURIA se lamentar e qck sabe bem disso. O atleta revelou ao The Enemy que o time não teve bem um bootcamp e conseguiu treinar apenas cinco dias na Europa. Como agora eles voltam a jogar apenas na segunda-feira (5), irão aproveitar: "Esse período não será de descanso. Nós treinaremos intensamente, para chegarmos ainda mais preparados para 100Thieves ou Fnatic."
Por falar neste próximo duelo, qck enxerga a Fnatic um pouco mais preparada. O brasileiro opina que os europeus "possuem mais experiência e também constância dentro do servidor" e por isso crê na possibilidade dos norte-americanos serem os próximos oponentes da FURIA.
Para este próximo compromisso, o jovem de apenas 19 anos promete uma FURIA muito mais confiante: "Não tem muito o que pensar desse próximo confronto. Nós chegaremos com a mesma mentalidade do ano inteiro, pois não é por conta de um jogo, contra a DRX, que nós mudaremos a nossa forma de pensar e agir. Vamos fazer nosso game e amassar os caras".
A confiança, inclusive, se estende para o resto da competição…
"Com certeza seguimos acreditando na classificação", cravou qck. "Nós enxergamos nossos erros, mas também não podemos deixar de lado as partes boas. Como eu falei antes, a DRX não é qualquer time e por isso não é qualquer um que consegue impor tanto ritmo sobre eles como nós fizemos no primeiro momento da Ascent. Isso serve até mesmo de base para a nossa motivação. Nós vamos sim passar dessa fase de grupos!", finalizou.
No momento em que a matéria foi escrita, o próximo adversário da FURIA, entre Fnatic e 100Thieves, ainda não estava decidido. Porém, sabe-se que o confronto acontecerá na próxima segunda-feira (5), às 11h (horário de Brasília). O perdedor será instantaneamente eliminado do Champions, enquanto o vencedor terá um novo duelo pela frente, valendo vaga nos playoffs.