O crescimento dos esports possibilitou que o Brasil se tornasse um expoente de times criados em território nacional. Pensando nisso, o The Enemy preparou a série “Organizações brasileiras de esports em ascensão” - que conta a história, detalha as modalidades, explica o investimento e projeta o futuro de equipes relevantes e que foram fundadas em solo nacional.

A primeira delas é a TropiCaos, equipe que, mesmo fundada há pouco mais de um ano e meio, já ganhou espaço dentro do competitivo de games. O time está presente em modalidades como Free Fire, Rainbow Six: Siege (R6), Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e VALORANT, além de ter investido pesado em nomes importantes da criação de conteúdo.

Confira todos os detalhes da TropiCaos abaixo.

História

A TropiCaos foi um projeto pensado por Rodrigo Martinez, popularmente conhecido como Rodra. O objetivo da organização era envolver esports e entretenimento, com a intenção de exaltar a cultura da brasilidade no competitivo de jogos. De começo, o investimento foi de R$ 1 milhão e a marca foi anunciada no dia 23 de agosto de 2021 para que inicialmente participasse de campeonatos de Free Fire.

Além disso, a organização faz questão de exaltar a tradição brasileira e tem seu escudo com referência às carrancas - escultura mística com forma humana ou animal, produzida em madeira e historicamente utilizada na proa das embarcações que navegam pelo Rio São Francisco para espantar maus espíritos. 

“Quando resolvi fundar a TropiCaos, apliquei grande parte de conhecimentos na construção de uma marca forte, que tivesse uma base de fãs bem definida e elementos característicos para “furar a bolha”. A TropiCaos emergiu justamente como uma solução para a quebra de estereótipos e barreiras”, explicou Rodra ao The Enemy.

Outro destaque importante da TropiCaos foi o fato de que houve a presença de MC Bin Laden como garoto propaganda na apresentação corporativa dela, além de trilha sonora produzida pelo cantor, rapper e compositor brasileiro, Fabio Brazza. Veja o vídeo abaixo.

Modalidades

Free Fire

free fire battle royale garena lbff 8 tropicaos
Foto: Cesar Galeão/Garena

O Free Fire foi a porta de entrada para a TropiCaos no cenário de esports. A organização disputa a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) e terminou na 17ª colocação na última edição da competição. No início, o foco da equipe na modalidade foi construir uma comissão técnica experiente com capacidade de montar uma line-up competitiva.

A expectativa é que a TropiCaos se torne referência no Free Fire e dispute o título da LBFF. Apesar dos recentes resultados ruins, a organização acredita que existe período de adaptação diante de uma equipe recém formada, mas acredita que o elenco e estrutura trarão bons resultados no futuro.

R6

rainbow six siege r6 fps ubisoft competitivo tropicaos
Foto: Reprodução/TropiCaos

A TropiCaos entrou no R6 em setembro deste ano e atualmente disputa o Brasileirão de R6 (BR6), além de recentemente ter jogado a Copa do Brasil da modalidade. Assim como no Free Fire, a equipe não conquistou resultados expressivos desde então, e por isso passará por reestruturação a partir do trabalho da comissão técnica formada por Vittzzz e Hellraiser.

O intuito do time é mesclar jogadores experientes e jovens talentos para 2023, com a expectativa de ter uma line-up competitiva e que consiga estar presente em torneios internacionais.

CS:GO

counter strike: global offensive csgo valve fps tropicaos
Foto: Divulgação/TropiCaos

Um dos investimentos mais recentes, a TropiCaos entrou em novembro deste ano no CS:GO. A organização contratou a line-up anteriormente chamada de “Sojoga”, composta por land1n, tatazin, dzt, mawth e prt, além do coach logS. 

Juntos, a equipe conquistou resultados promissores no bootcamp realizado na América do Norte e planeja trabalhar em 2023 para se estabelecer no cenário brasileiro e consequentemente conquistar a vaga do Major na cidade de Paris, na França.

VALORANT

valorant riot games tropicaos vct br 2023
Foto: Divulgação/TropiCaos

A grande cereja do bolo da TropiCaos é o VALORANT. Isso porque a organização entrou no cenário do jogo no fim de novembro deste ano e, mesmo com pouco tempo de trabalho, já conseguiu um grande feito: a equipe está garantida no primeiro split do VCT BR 2023. A line-up é comandada pelo coach panique e formada por mendes, v1nny, brinks, xenon e cortezia.

Entretenimento

isa fonti julieta tropicaos
Foto: Divulgação/Tropicaos

Talvez a criação de conteúdo seja o principal forte da TropiCaos atualmente. A organização tem, como principais destaques, as influenciadoras Julieta, ex-Los Grandes que possui cerca de dois milhões de seguidores nas redes sociais, e Isa Fonti, streamer com 1,4 milhões de seguidores somente no Instagram. A tendência é que a equipe seja ainda mais agressiva no mercado e contrate novos nomes para o próximo ano.

Estrutura

Também em novembro deste ano, a TropiCaos inaugurou um centro de treinamento focado em esports e entretenimento, sediado na cidade de Sorocaba, em São Paulo, e considerado o maior do país em delimitação territorial com 5 mil m². 

A iniciativa recebeu um investimento de mais de R$ 5 milhões e dá suporte às equipes de todas as modalidades da organização. No espaço, há uma infraestrutura completa para treinamento, preparação e acolhimento para os atletas, com staff de psicologia e fisioterapia, além de suporte para as famílias dos jogadores.

LEIA MAIS

Veja mais imagens do local:

centro de treinamento mansão sede tropicaos esports
Foto: Divulgação/TropiCaos
centro de treinamento mansão sede tropicaos esports
Foto: Divulgação/TropiCaos
centro de treinamento mansão sede tropicaos esports
Foto: Divulgação/TropiCaos
centro de treinamento mansão sede tropicaos esports
Foto: Divulgação/TropiCaos
centro de treinamento mansão sede tropicaos esports
Foto: Divulgação/TropiCaos
centro de treinamento mansão sede tropicaos esports
Foto: Divulgação/TropiCaos

Planos futuros

Para o futuro, a TropiCaos quer expandir ainda mais suas operações e utilizar a nova estrutura como alavanca para chegar em um novo patamar. Assim conta o CEO e cofundador da equipe, Rodra.

“A TropiCaos vai seguir na expansão de seus dois principais universos de atuação, games e entretenimento, trazendo novos parceiros e investimentos, reforçando a equipe e times de competição esportiva. A inauguração do maior centro de treinamento do país vai abrir ainda mais portas em 2023, mas sempre mantendo o foco de seguir na estratégia que une a cultura e a brasilidade, em busca do triplo dígito para expandir nossa capacidade, inclusive, de transformar vidas”, concluiu Rodra ao The Enemy.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!