Reprodução/COI
Simuladores podem ser porta de entrada para eSports nas Olimpíadas
Declaração do Movimento Olímpico vê games como F1 com mais entusiasmo do que eSports consagrados
O Movimento Olímpico, órgão que debate assuntos referentes aos Jogos Olímpicos, publicou as resoluções tomadas durante o oitavo Olympic Summit, encontro que discute os rumos a serem tomados pelo evento esportivo. Um dos tópicos foi a presença dos eSports na competição, que ainda não é muito bem vista pela organização.
A declaração se inicia mostrando bastante apoio aos games que simulam esportes tradicionais - F1 e outros games de corrida são grandes exemplos desse caso. "O Summit vê grande potencial de cooperação e incorporá-los ao movimento esportivo. Muitas simulações de esportes estão se tornando cada vez mais físicas graças à Realidade Virtual e Aumentada, que replicam os esportes tradicionais".
Quanto aos eSports mais consagrados, como League of Legends e CS:GO, a visão ainda não é tão favorável, principalmente pelo aspecto físico.
"O movimento esportivo deve focar em jogadores e gamers ao invés de jogos específicos. Esse foco nos indivíduos deve promover a participação no esporte e em seus benefícios assim como um modo de vida saudável em todos os níveis, incluindo um modelo de gerenciamento de saúde mental e física para competidores em esportes de elite", afirma a declaração.
Aparentemente, ainda demorará um tempo para que os eSports mais convencionais sejam cogitados como modalidade olímpica. O futuro próximo parece prometer apenas simuladores no maior evento esportivo do mundo.