
Riot e Ubisoft se unem para tornar chats dos jogos menos tóxicos
“Zero Harm in Comms” (Comunicação sem Danos) é a primeira iniciativa de pesquisa interprofissional que combaterá comportamentos nocivos entre jogadores
Riot Games e Ubisoft anunciaram uma parceria tecnológica que vai aprimorar o alcance de soluções de inteligência artificial para evitar interações prejudicais entre jogadores - de forma resumida, um combate à toxicidade. A iniciativa se chama "Zero Harm in Comms" (Comunicação sem Danos, na tradução livre).
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A iniciativa criará uma base de dados compartilhada pela indústria, além de dividir os ecossistemas que recolhem dados de jogos, para que ferramentas com inteligência artificial possam ser melhores treinadas. Desta forma elas conseguirão detectar comportamentos tóxicos mais rápido, para combatê-los de forma imediata.
Participantes ativas da Fair Play Alliance, as duas empresas acreditam que a criação de experiências online seguras e significativas nos jogos só será possível por meio de ações coletivas e do compartilhamento de conhecimento. Sendo assim, essa iniciativa é uma continuação da jornada das publishers para construir estruturas de jogo que promovam melhores experiências sociais.
"Comportamentos prejudiciais são um problema sério, além de ser uma questão difícil de ser resolvida. Na Ubisoft, temos trabalhado em medidas concretas para garantir experiências seguras e divertidas, mas acreditamos que com uma união da indústria de jogos seremos mais capazes de abordar esse problema", comentou Yves Jacquier, Diretor Executivo da Ubisoft La Forge.
"Pela parceria tecnológica com a Riot Games, exploraremos medidas melhores para evitar a toxicidade nos jogos, já que somos os desenvolvedores desses ambientes com uma ligação direta com nossas comunidades", completou.

Graças aos jogos altamente competitivos da Riot Games - como League of Legends e VALORANT - e ao portfólio diversificado da Ubisoft - que conta com jogos de diversos gêneros como Assassin's Creed e Rainbow Six: Siege - a base de dados criada pela colaboração deve abranger todo tipo de jogador e de comportamento para melhor treinar as inteligências artificiais das empresas.
O "Zero Harm in Comms" ainda está em fase inicial. Mas, é o primeiro passo de um ambicioso projeto que futuramente promete beneficiar toda a comunidade de jogadores. Como parte da primeira exploração da pesquisa, a Ubisoft e a Riot estão comprometidas a compartilhar, em 2023, os aprendizados da fase inicial desse experimento com toda a indústria - independentemente do resultado obtido.
Para saber mais sobre o projeto de pesquisa "Zero Harm in Comms", acesse o link de notícias da Ubisoft e o blog da Riot Games.