As críticas da comunidade e de membros influentes do cenário competitivo de Rainbow Six: Siege (R6) surtiram efeito. A Ubisoft anunciou, nesta terça-feira, a desistência de realizar o segundo Six Major deste ano nos Emirados Árabes Unidos. Por meio de um comunicado divulgado nas redes sociais, a empresa revelou que irá definir uma nova sede para realizar o campeonato internacional da modalidade em uma outra região.
Ao longo da nota, a Ubisoft expõe que a pressão contra a escolha pelo país do Oriente Médio influenciou na desistência do local. “Ouvimos claramente que membros da comunidade internacional de Siege questionaram essa escolha, e decidimos mudar o Six Major de agosto de 2022 para outra região, com o local exato ainda a ser definido”, comunicou a publisher.
Vale lembrar que casters brasileiros, pro players e influenciadores internacionais se posicionaram contra a realização do Six Major nos Emirados Árabes após o anúncio do calendário anual por parte da Ubisoft. O principal motivador da repercussão negativa é que a região do Golfo Pérsico dispõe de leis que proíbem o casamento entre pessoas do mesmo sexo e pode condenar à morte ou prisão perpétua quem tiver um relacionamento não-heterossexual fora do próprio casamento.
Ao longo dos últimos anos, a Ubisoft vem prezando pelo incentivo de representação da comunidade LGBTQIA+ em jogos e outras produções. A título de contextualização, a desenvolvedora introduziu Flores, no início do ano passado, como o primeiro personagem declarado gay no R6.