
Imagem: paiN Gaming
"Quero fazer mais por esta camisa", diz CarioK sobre a paiN
Único remanescente do elenco campeão em 2021, Caçador liderará a equipe buscando cravar seu nome na história do time
Único remanescente do elenco campeão da Primeira Etapa do CBLOL 2021, Cariok terá neste ano de 2022 uma responsabilidade ainda maior na paiN Gaming: liderar uma equipe nova em uma das organizações mais tradicionais do League of Legends brasileiro.
O Caçador, que entrou na equipe em maio de 2020, disputou três Etapas do CBLOL e chegou a três semifinais, duas finais e um título. Um começo de carreira que resgatou o orgulho de uma das maiores torcidas do país, mas que é só o começo para Cariok.
"Me sinto em casa aqui, e gosto muito da torcida. Tive um bom ano de 2021, mas ainda não entreguei tudo o que poderia, ano passado ficou aquele fosto de que poderíamos ter feito mais como equipe. Até por isso fiquei na paiN Gaming para 2022, quero fazer mais por esta camisa", disse Cariok.
O The Enemy sentou com o Caçador para conversar sobre as mudanças da equipe para o CBLOL que começa no sábado (22). Confira os principais destaques abaixo.
Saídas de Robo, Tin, brTT e Luci
"Eu só ouvia rumores de mudança, não tinha nada concreto. Todos ali tinham uma relação muito boa dentro e fora de campo, e construímos algo muito legal juntos, então fiquei treiste por termos nos separado. No entanto, entendo que faz parte da carreira de jogadores profissionais buscarem novos desafios, eu mesmo já passei por isso. Carreiras são feitas de ciclos".
Sobre Tinowns e brTT, principalmente, Cariok tinha uma relação ainda mais próxima. O Caçador, inclusive, morava com Tinowns, hoje na LOUD. "Conversávamos bastante e sempre vou torcer para ele onde quer que esteja, menos contra mim", ri Cariok. "Até perguntei para o brTT se ele tinha tomado alguma decisão, mas na época ele ainda não tinha certeza se ia pausar a carreira ou não".
Entradas de Wizer, Dynquedo, Trigo e Damage
Geralmente, os jogadores que não mudam de equipe são consultados sobre reforços, e como o único nome que permaneceu na paiN Gaming de LoL, Cariok ajudou sua organização na contratação dos demais jogadores para 2022.
"Me deram opções que estavam cogitando, e esse time que temos é exatamente o time que escolhi", comenta o Caçador. "Outro fator importante é que mantivemos a comissão técnica com o Xero e o Dionrray. Temos uma metodologia clara de trabalho, e eu ter permanecido faz com que seja mais fácil dos outros jogadores entenderem como trabalhamos, além de o trabalho não precisar recomeçar do zero. Todos aqui são extremamente dedicados e competentes, o nosso desafio é construir esse trabalho com o novo elenco".
Cariok, inclusive, voltará a jogar ao lado de Damage e Dynquedo. O Suporte e o Caçador jogaram juntos pela IDM Gaming até 2018. Já Dynquedo é um velho companheiro dos temos da Havan Liberty de 2020.
"Principalmente eu e o Damage temos uma relação muito próxima, sempre nos mantivemos em contato", comenta Cariok. "Em treino vejo que nós dois nos tornamos muito mais maduros do que antigamente. Ele entende muito mais do mapa e do macro, e até mecanicamente melhorou. É importante ter alguém próximo na equipe, pois isso facilita o feedback. Às vezes quando você não conhece a pessoa, ela pode entender o seu comentário de maneira errada. Já pro Damage eu posso virar e falar "Para de trollar, cara!" que ele não vai levar pro pessoal, fica mais leve e rápido".
Uma motivação diferente de 2021
Talvez uma das coisas que mais mudem do elenco do ano passado para este é o fator experiência. Robo, Tinowns, brTT e Luci eram jogadores já consagrados no cenário nacional de LoL, enquanto muitos dos atuais jogadores ainda buscam seu primeiro título e seu lugar ao sol.
"Não acho que temos mais vontade agora do que antes, apenas que é uma motivação diferente", diz Cariok. "Todos no ano passado já tinham nomes feitos na carreira, e muitos de agora ainda buscam se firmar entre os melhores da posição. Todos estão tão motivados que não vemos o tempo passar nos treinos, nos dedicamos do começo ao final sem deixar cair a quelaidade, e falo por experiência própria que isso não acontece em todos os lugares".
O desafio, como sempre, é convergir todas as ideias de diferentes lugares (Wizer da KaBuM, Dynquedo da LOUD, Trigo e Damage da Rensga) em uma estratégia de jogo eficiente para a paiN Gaming de 2022. "Fiquei surpreso com o quanto estamos nos entendendo desde o começo dos treinos, me deixa ainda mais ansioso para começarmos logo o CBLOL", comenta Cariok.
Rivalidades para 2022
Cariok joga em uma posição que antigamente era sofrida no país, mas que, felizmente, hoje tem grandes nomes. Croc, Ranger, Minerva, Wiz, Yampi, Tay são alguns dos nomes que o Caçador da paiN terá de enfrentar em 2022, mas é em Aegis, que rapelou todas as premiações individuais em 2021, que Cariok mira.
"Meu ano passado foi bom, mas o dele foi absurdo, então meu maior rival atualmente é o Aegis", confessa o jungler. "Ajuda que tanto na Primeira quanto na Segunda Etapas do ano passado não tenhamos nos enfrentado, então sempre fica a dúvida de como seriam as partidas caso estivesse contra ele. Quero muito vencer, e ele é um dos caras que terei de superar para isso".
Já sobre equipes, Cariok é taxativo para dizer que a FURIA foi o time que mais chamou sua atenção. O "super-time" montado pelos Panteras tem diversos destaques individuais e já entra como um dos favoritos ao título da Primeira Etapa. "Estou ansioso para vê-los no CBLOL, como vão encaixar no conjunto. Por vezes times com muitos nomes grandes acabam não se encaixando, já que são muitas opiniões e personalidades fortes juntas, mas se encontrarem um equilíbrio e trabalharem bem com o Maestro, tem tudo para ser um time forte", crava.

Aegis venceu as categorias Revelação, Caçador e Jogador do ano no Prêmio CBLOL 2021, além de Melhor Atleta de LoL no Prêmio eSports Brasil 2021
Imagem: Bruno Alvares/Riot GamespaiN estreia contra a Liberty "sem" pressão
A estreia da paiN Gaming na Primeira Etapa do CBLOL 2022 está marcada para este sábado (22) às 16h, contra a equipe da Liberty. Uma reedição da final do primeiro split de 2021, quando a organização rival ainda se chamava Vorax.
A paiN sempre será considerada uma das favoritas para o título, mas da maneira que Cariok enxerga o cenário atualmente, o foco não está em sua equipe. "Não estão botando muita fé na gente, e acho que até faz sentido considerando que somos um elenco totalmente novo. Precisamos mostrar nosso jogo primeiro para começarem a prestar mais atenção em nós", confessa.
"Na minha opinião, os favoritos são RED Canids, FURIA e talvez a LOUD. O nível do CBLOL me parece maior este ano, e depende apenas de nós mostrarmos que o nosso time não é só forte no papel, e que podemos transformar isso em realidade com muito trabalho".