Com mais de 30 representantes, o Brasil foi bem no Pokémon World Championships (WC) 2022. O país esteve presente em quatro modalidades do Mundial: Pokémon GOTrading Card Game (TCG)Video Game Championship (VGC) e UNITE. Apesar de não ter conquistado títulos, os jogadores brasileiros conseguiram alguns resultados expressivos, como o top 4 em uma das categorias do TCG e top 6 no GO (veja abaixo).

LEIA MAIS

Confira os melhores resultados dos brasileiros que disputaram o Mundial de Pokémon em 2022:

Pokémon GO

Grande destaque nacional da modalidade e campeão de diversos campeonatos locais, Zarddy obteve um dos melhores resultados do Brasil no torneio: top-6 do Pokémon GO. Como o jogo esteve pela primeira vez no Mundial, não dá para deixar de enaltecer o grande feito realizado pelo jogador.

pokémon world championships wc 2022 pokémon go tcg vgc unite pokkén tournament dx
Zarddy (esquerda) e Patricky Albani (direita) a caminho do Mundial de Pokémon (Foto: Reprodução/Twitter)

Pokémon TCG

  • Junior

Na categoria que carrega algumas das principais promessas do TCG, Marcelo Turra fez bonito mesmo com pouca idade. Isso porque, aos anos de idade, o popularmente conhecido como “Marcelinho” ficou entre os oito melhores jogadores do mundo. O bom resultado foi comemorado até mesmo por Gustavo Wada, referência nacional da modalidade.

  • Senior

O melhor resultado Brasil no Mundial ocorreu nesta categoria, com João Gabriel Penteado ficando próximo da decisão, mas terminando entre os quatro melhores do mundo. Ao todo, o país contou com 13 jogadores na disputa e teve a presença de Lucas Jordão, o primeiro colocado no ranking mundial da modalidade.

  • Master

Com o maior número de representantes, o Brasil fez história no Master. O melhor resultado foi de Otávio Gouveia, com um top 8. Ele, inclusive, se igualou a Gustavo Wada e se tornou o segundo brasileiro a atingir tal resultado nesta categoria.

Pokémon VGC (Sword & Shield)

A campanha brasileira no VGC deve ser esquecida. Todos os cinco representantes foram eliminados no primeiro dia de disputas, exceto Gabriel Agati - que já estava garantido no segundo dia por ser o atual 8º colocado no ranking mundial da modalidade. Ele, no entanto, também acabou eliminado nesta fase.

pokémon world championships wc 2022 pokémon go tcg vgc unite pokkén tournament dx
Agati durante o Mundial de Pokémon (Foto: Reprodução/Twitter)

Pokémon UNITE

Por fim, a organização brasileira Xis, representante no Mundial de Pokémon UNITE, não realizou uma boa apresentação e terminou somente na 12ª colocação. A equipe foi eliminada na fase de grupos do torneio após sofrer duas derrotas consecutivas para a Nouns Esports, da Espanha, e IX Gaming, dos Estados Unidos.

Campeonato

O Pokémon World Championships (WC) 2022 aconteceu presencialmente na arena ExCeL, na cidade de Londres, na Inglaterra, entre os dias 18 e 21 de agosto. A premiação total foi de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,1 milhões na cotação atual). Além das modalidades com a presença de brasileiros, também houve disputas de Pokkén Tournament DX.