Foto: Montagem/The Enemy
Mundial de Pokémon: Brasileiros fazem boa campanha; confira
Mesmo sem títulos, jogadores do Brasil têm contraste nos resultados de quatro modalidades do Pokémon World Championships
Com mais de 30 representantes, o Brasil foi bem no Pokémon World Championships (WC) 2022. O país esteve presente em quatro modalidades do Mundial: Pokémon GO, Trading Card Game (TCG), Video Game Championship (VGC) e UNITE. Apesar de não ter conquistado títulos, os jogadores brasileiros conseguiram alguns resultados expressivos, como o top 4 em uma das categorias do TCG e top 6 no GO (veja abaixo).
LEIA MAIS
- Mundial de Pokémon em 2023 será no Japão pela primeira vez
- Pokémon Scarlet e Violet: Cyclizar e detalhes de gameplay revelados
- Pokémon Championship Series 2023 terá etapas no Brasil; veja
Confira os melhores resultados dos brasileiros que disputaram o Mundial de Pokémon em 2022:
Pokémon GO
Grande destaque nacional da modalidade e campeão de diversos campeonatos locais, Zarddy obteve um dos melhores resultados do Brasil no torneio: top-6 do Pokémon GO. Como o jogo esteve pela primeira vez no Mundial, não dá para deixar de enaltecer o grande feito realizado pelo jogador.

Pokémon TCG
-
Junior
Na categoria que carrega algumas das principais promessas do TCG, Marcelo Turra fez bonito mesmo com pouca idade. Isso porque, aos anos de idade, o popularmente conhecido como “Marcelinho” ficou entre os oito melhores jogadores do mundo. O bom resultado foi comemorado até mesmo por Gustavo Wada, referência nacional da modalidade.
-
Senior
O melhor resultado Brasil no Mundial ocorreu nesta categoria, com João Gabriel Penteado ficando próximo da decisão, mas terminando entre os quatro melhores do mundo. Ao todo, o país contou com 13 jogadores na disputa e teve a presença de Lucas Jordão, o primeiro colocado no ranking mundial da modalidade.
-
Master
Com o maior número de representantes, o Brasil fez história no Master. O melhor resultado foi de Otávio Gouveia, com um top 8. Ele, inclusive, se igualou a Gustavo Wada e se tornou o segundo brasileiro a atingir tal resultado nesta categoria.
Pokémon VGC (Sword & Shield)
A campanha brasileira no VGC deve ser esquecida. Todos os cinco representantes foram eliminados no primeiro dia de disputas, exceto Gabriel Agati - que já estava garantido no segundo dia por ser o atual 8º colocado no ranking mundial da modalidade. Ele, no entanto, também acabou eliminado nesta fase.

Pokémon UNITE
Por fim, a organização brasileira Xis, representante no Mundial de Pokémon UNITE, não realizou uma boa apresentação e terminou somente na 12ª colocação. A equipe foi eliminada na fase de grupos do torneio após sofrer duas derrotas consecutivas para a Nouns Esports, da Espanha, e IX Gaming, dos Estados Unidos.
Campeonato
O Pokémon World Championships (WC) 2022 aconteceu presencialmente na arena ExCeL, na cidade de Londres, na Inglaterra, entre os dias 18 e 21 de agosto. A premiação total foi de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,1 milhões na cotação atual). Além das modalidades com a presença de brasileiros, também houve disputas de Pokkén Tournament DX.