Ontem foi 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. Momento em que jogadoras, influenciadoras e afins aparecem em tudo que é tipo de vídeo, matérias e campahas. Hoje, dia 9, elas perguntam: "Ainda seremos lembradas por vocês?".
A indagação dá nome a um manifesto, lançado nesta quarta-feira, por mulheres que cobram o fortalecimento da comunidade feminina em todos os âmbitos dos esportes eletrônicos, ao invés de apenas ações pontuais.
Este é um problema já antigo, seja dentro ou fora dos esports. Após serem silenciadas durante anos inteiros e lembradas apenas em datas específicas, AMD, Rafa, cAmyy, Olga, Barbara Gutierrez, Evelyn Mackyus, Babi, Vicky SM, Julia Zaz e Suuhgetsu se juntaram numa só voz e lançaram a #AindaSeremosLembradasPorVoces.
Como uma das idealizadoras da campanha, AMD comentou: "Nós mulheres que trabalhamos com esports somos muito próximas porque sabemos que somos nós, por nós. Desde que estou dentro do cenário vivo na pele a negação de espaços para que eu possa mostrar meu potencial e sei, pelas minhas amigas, que elas também. Isso piora muito quando recortamos classe, gênero e raça”. Amanda ainda complementou: "A ideia é mostrar pro mercado e para toda comunidade que nós sabemos fazer isso o ano inteiro, que somos capazes e queremos espaço, queremos conquistar e queremos tornar mais fácil o caminho para as meninas que vierem em seguida".
É sempre importante falar sobre machismo, como as mulheres se sentem nos esports e pautas semelhantes. Mas as profissionais do nosso cenário também sabem narrar, comentar, jogar, analisar, fazer jornalismo e mais. O manifesto é sobre lembrar das mulheres quando é preciso realizar qualquer tipo de trabalho no cenário e não apenas para falar especificamente delas próprias.
De acordo com documento enviado a imprensa, as participantes e a comunidade feminina esperam que este manifesto gere reflexões e mudanças na percepção da atuação feminina na comunidade de esportes eletrônicos.