Uma das principais modalidades dos esports, Multiplayer Online Battle Arena, também conhecido como MOBA, é um estilo de jogo que engloba ação, estratégia e RPG. O gênero se popularizou a partir dos sucessos competitivos de League of Legends (LoL) e DotA 2, ambos jogados exclusivamente no PC. A categoria, por outro lado, também conta com games de menor notoriedade, como Arena of Valor, Heroes of the Storm e Smite.
Em linhas gerais, o sistema do MOBA opera de maneira simples, com duas equipes que duelam entre si para destruir a base adversária. Cada título do gênero, no entanto, dispõe de diversos tipos de personagens com habilidades distintas e o intuito de impactar a partida de formas diferentes. Isso, na maioria dos casos, possibilita uma nova experiência a cada jogo, uma vez que não só há um amplo leque de escolhas, quanto também é necessário o desenvolvimento de uma sólida estratégia diante de itens e habilidades.
História
A origem do MOBA vem da junção de jogos, com ênfase no estilo de Real-Time Strategy (RTS ou Estratégia em Tempo Real em tradução direta) estratégia em tempo real. A partir disso, em 1998, um conjunto de usuários de StarCraft deu início a um mapa personalizado para o game, denominado como “Aeon of Strife”, em que uma equipe tinha até quatro jogadores responsáveis por controlar um herói no combate contra um adversário guiado pelo próprio jogador.
O sucesso foi tão expressivo que, em 2002, Warcraft III ganhou um mapa customizado nos mesmos moldes. Inicialmente intitulado de “Defense of the Ancients”, o respectivo mapa era nada mais nada menos que o popular Dota. Ele, inclusive, foi pioneiro na consolidação da jogabilidade e das regras referentes à modalidade.
Em 2009, a popularização do MOBA já havia atingido outro patamar em detrimento da vasta gama de mapas modificados, mas faltava algo. Pensando nisso, a Riot Games aproveitou a oportunidade e lançou o clássico League of Legends (LoL), que passou a ser uma referência no segmento e atualmente é um dos principais produtos do cenário mundial de esportes eletrônicos.
Como funciona?
De antemão, o MOBA é baseado na escolha de personagens com características diferenciadas. Entre os principais exemplos, estão assassinos, magos, lutadores, tanques, atiradores e suportes. A combinação deles, pensada estrategicamente, é um fator preponderante para ter sucesso dentro das partidas da modalidade. Além disso, há criaturas vivas que não são controladas por usuários e atuam indiretamente como figurantes nas partidas do gênero. Em suma, são os seres automatizados, também conhecidos como soldados, tropas ou minions, que fazem parte de ambos os times e seguem rumo à base adversários com objetivo de duelarem e atacar oponentes. Contudo, eles podem ser abatidos com certa facilidade pelos jogadores, que ganham benefícios em alguns títulos, ou pelas torres espalhadas pelo mapa com divisão análoga para as duas equipes e que, no geral, têm objetivo de ajudar na defesa da base com forte poderio.
No caso dos mapas presentes no MOBA, a grande maioria deles dispõem da similaridade com a formação de três rotas, também chamadas de “lanes”. Elas têm o objetivo de unir as bases adversárias, com a divisão entre rotas superior, central e inferior ou trilha, tal qual no Dota. De resto, também há caminhos entre essas áreas, chamados de “selva” ou “jungle”, que contam com criaturas disponíveis para serem derrotadas e consequentemente gerar recompensas aos jogadores.
Para dominar o mapa, a equipe precisa pensar estrategicamente em um posicionamento parecido como ocorre em uma partida de xadrez, já que a partida é dividida em três fases: early game, ou começo do jogo, na qual os jogadores não têm tantas possibilidades de avanço e pretendem levantar recursos para evoluir; mid game, ou fase intermediária, em que segue a linha da busca por recursos, mas há um crescimento dos níveis dos personagens e os jogadores começam a aumentar as investidas nas rotas para começar as lutas em grupo; e late game, ou final do jogo, quando as equipes já estão bem mais evoluídas em níveis e equipamentos, com um único objetivo de vencer as lutas e destruir a base adversária para garantir a vitória.
Por fim, basta que os jogadores destruam todas as torres de defesa para que seja possível adentrar na base inimiga e focar em derrubar as construções derradeiras. Quem dizimar a última estrutura, portanto, será congratulado como vencedor da partida.
Jogos de maior destaque
League of Legends
Referência mais popular do gênero, o League of Legends (LoL) recentemente chegou à 11ª temporada e dispõe de mais de 100 novos personagens desde a criação. O game da Riot Games é gratuito e tem mapas, objetivos, posições, personagens, skins, runas, feitiços, itens e atualizações características. Do ponto de vista competitivo, há um sistema regionalizado a partir de países e regiões de maior expressão com seus próprios campeonatos. Torneios internacionais, em contrapartida, acontecem somente duas vezes a cada ano. Somente no início de 2021, o jogo atingiu um total de 115 milhões de usuários ativos mensalmente.
Dota 2
Do mesmo modo como LoL, o Dota 2 está no hall dos esportes eletrônicos como um dos grandes nomes do MOBA. O game foi desenvolvido pela produtora Valve Corporation como sequência de Defense of the Ancients e publicado em 2013, com a disponibilidade de ser baixado gratuitamente. Com mais de 115 personagens disponíveis, o jogo chegou a obter mais de 1 milhão de jogadores ativos ao mesmo tempo em um determinado momento de fevereiro de 2021. No cenário competitivo, Dota 2 chama atenção pelo The International, campeonato mundial da modalidade, que possui a maior premiação da história dos esports: mais de US$ 40 milhões (cerca de R$ 202 milhões na atual cotação).
Arena of Valor
Voltado para o cenário mobile, Arena of Valor é um MOBA gratuito, adaptado de Honor of Kings e publicado pela Tencent, em 2015, para Android, iOS e Nintendo Switch. O ponto forte do game é na China e na Coreia do Sul, locais onde conta com um competitivo relativamente forte. No entanto, ao redor do mundo o jogo não tem o mesmo resultado como nessas duas respectivas áreas. Mesmo assim, Arena of Valor já ultrapassou a marca de 50 milhões de downloads na Play Store.
Heroes of the Storm
Desenvolvido e publicado pela Blizzard Entertainment em 2015, Heroes of the Storm se encaixa como MOBA e também segue a linha de disponibilidade gratuita. A base do jogo é uma junção de personagens de diversos títulos da Blizzard, como Warcraft, Diablo e StarCraft. A outra grande diferença dele para outros games do gênero é que a experiência é compartilhada para todo o time, fazendo com que todos os membros da equipe tenham o mesmo nível.
Smite
Disponível para PC e consoles, Smite foi lançado em 2014 pela Hi-Rez Studios e pode ser baixado gratuitamente. O jogo se enquadra como MOBA, mas tem um diferencial importante: funciona no formato de terceira pessoa, com a possibilidade de que jogadores controlem figuras mitológicas e lutem em equipe utilizando habilidades e táticas.