Oficialmente lançado em 2009, o League of Legends (LoL) é um dos jogos mais populares da indústria de games. O MOBA da Riot Games ganhou uma nova temporada a cada ano e, ao longo do tempo, recebeu diversas modificações em mapa, itens e runas, além de alterações visuais no mapa e no sistema do client. Ao todo, o game conta com 156 personagens, mais de mil skins, atualizações quinzenais e um cenário competitivo composto por ligas divididas geograficamente.
Mapas
Em suma, o LoL dispõe de três mapas, com dois deles referentes ao modo ARAM e ao extinto Twisted Treeline, e o principal mapa sendo Summoner’s Rift que, no caso, é o preferido de grande parte dos jogadores por ser responsável pelas partidas ranqueadas e pelos torneios competitivos.
Especificamente em Summoner’s Rift, a premissa do gênero MOBA é bem nítida, com três rotas, também chamadas de “lanes”, divididas como superior, central e inferior. Cada uma das equipes, por sua vez, dispõem dos mesmos terrenos e começam dominando seu território para depois ir em busca de conquistar a área destinada ao adversário. Além disso, há a disputa por objetivos em comum no mapa, como o Dragão, o Arauto e o Barão, que ajudam o time a chegar no principal objetivo: a destruição da base e do Nexus adversário com intuito de se consagrar vencedor da partida.
Objetivos
Os objetivos, com exceção de torres, inibidores e Nexus, englobam Barão, Arauto e Dragão. Cada um deles disponibiliza um bônus distinto ao time que obtê-lo, com o Barão sendo o mais desejado. Ele concede ouro, fortalecimento de tropas e um efeito passivo de destruição de estruturas por tempo predeterminado para os jogadores que conseguirem derrotá-lo.
De uma maneira similar, o Arauto também mantém a premissa de auxiliar na destruição de estruturas, mas opera de maneira ativa e precisa ser invocado pelo time que o obteve com objetivo de causar um grande dano a uma estrutura inimiga.
Já os Dragões aparecem em cinco elementos com efeitos diferentes. Durante os jogos, há a disponibilização de duas variedades de Dragões para que, em seguida, somente conste um tipo deles até a chegada da alma, em que rende um bônus fixo aos jogadores.
-
Dragão Infernal: proporciona um percentual de dano de ataque e poder de habilidade.
-
Dragão das Nuvens: concede redução do tempo de recarga para a habilidade ultimate dos personagens.
-
Dragão do Oceano: regenera um percentual de vida perdida a cada segundo.
-
Dragão da Montanha: entrega um aumento percentual de armadura e resistência mágica.
-
Dragão Ancião: aparece depois que um time obtém quatro Dragões e, além de permitir que os jogadores causem dano real, executa inimigos com vida baixa após um ataque.
Posições
Topo
O Topo está presente na parte superior do mapa, local em que costuma ser mais isolado das principais ações do jogo em relação às outras posições. Na maioria das ocasiões, quem atua na posição costuma utilizar campeões tanques, que suportam dano e fazem a linha de frente da equipe, ou bruiser, responsável por durar na luta e também conseguir dar dano.
Caçador
Conhecido por ser a engrenagem da equipe, o Caçador não tem lane fixa e se movimenta pelo mapa, com ênfase para a Selva, região em que dá acesso a dois locais do mapa. Ele tem como objetivo garantir os objetivos do jogo e auxiliar os aliados no decorrer da fase de rotas, tanto com ganks, quanto com a conquista de visão.
Meio
Com campeões extremamente flexíveis, o Meio é o coração da equipe e pode funcionar como assassino, magos, atiradores ou quiçá com mais utilidade. Como a rota é localizada literalmente no centro do mapa, ele consegue não só rotacionar com mais facilidade, quanto, em alguns momentos, auxiliar o Caçador e as rotas mais afastadas.
Atirador
Parte da rota inferior, o Atirador tem o dever de ser a principal fonte de dano da equipe com mais alcance de ataque do que seus companheiros. No entanto, ele é majoritariamente mais frágil e necessita de proteção no decorrer da partida.
Suporte
O Suporte, assim como o próprio nome já sugere, é quem ajuda a proteger os companheiros no jogo. Ainda assim, ele tem, como grande responsabilidade, a função de guarda-costas para o Atirador, já que é um dos integrantes da rota inferior.
Campeões
Atualmente, o LoL tem 156 campeões com cada um deles dispondo de, pelo menos, cinco habilidades diferentes. Os personagens podem ser escolhidos em qualquer posição do jogo, mas há casos mais indicados para uma determinada rota, como os Atiradores e os Suportes. No geral, eles aparecem em seis tipos de classificações: assassinos, atiradores, lutadores, magos, suportes e tanques.
Runas e feitiços
As runas servem como impulsionamento para as características de um campeão, podendo ser escolhidas ao longo da Seleção de Campeões. Elas, portanto, funcionam como status adicionais que variam de campeão para campeão. Inclusive, há a possibilidade de introduzir diferentes estilos de jogo com um mesmo personagem, embora cada runa tenha melhor sinergia com determinados campeões. Por completo, as runas constam em cinco tipos: Precisão, Dominação, Feitiçaria, Determinação e Inspiração.
Já os Feitiços de Invocador são poderes, também selecionados previamente pelos jogadores durante a Seleção de Campeões, que funcionam como ajuda ao longo das partidas e contam com tempo de recarga após utilizados. Cada jogador obrigatoriamente precisa escolher dois Feitiços de Invocador antes do início dos jogos, sendo que eles têm até dez finalidades diferentes.
-
Barreira: protege seu campeão contra 115-455 de dano (dependendo do nível do campeão) por 2 segundos.
-
Clareza: restaura 50% da mana máxima do seu campeão e 25% da mana máxima de aliados.
-
Curar: cura 90-345 de Vida (dependendo do nível do campeão) e concede 30% de velocidade de movimento por 1 segundo ao jogador e a um aliado. Essa cura é reduzida pela metade para unidades recentemente afetadas por outro Curar como Feitiço de Invocador.
-
Exaustão: causa 30% de lentidão e reduz o dano causado pelo inimigo em 40% por 3 segundos.
-
Fantasma: o campeão ignora colisão com unidades e recebe de 24% a 48% de velocidade de movimento adicional por 10 segundos (dependendo do nível do campeão). Fantasma tem sua duração estendida com eliminações.
-
Flash: teletransporta o campeão por uma curta distância em direção ao seu cursor.
-
Golpear: causa de 390 a 1000 de dano verdadeiro (dependendo do nível do campeão) a monstros épicos, grandes e médios ou tropas.
-
Incendiar: incendeia o inimigo, causando de 70 a 410 de dano verdadeiro (dependendo do nível do campeão) ao longo de 5 segundos, concedendo visão do alvo e reduzindo os efeitos de cura dele enquanto durar o efeito.
-
Purificar: remove todos os desarmes (menos supressão e arremessos ao ar) e efeitos negativos de Feitiços de Invocador que afetam o campeão, além de reudizr a duração de outros desarmes em 65% por 3 segundos.
-
Teleporte: depois de canalizar por 4 segundos, teleporta o campeão para a estrutura-alvo, tropa-alvo ou sentinela-alvo aliada e concede um impulso de velocidade de movimento. O tempo de recarga escala entre 210 a 420 segundos dependendo do nível do campeão.
Itens
Um dos fatores mais importantes do LoL, os itens estimulam o funcionamento dos campeões dentro de Summoner’s Rift e podem ser divididos em grupos como Dano, Proteção, Regeneração e Movimentação. Quanto mais itens o jogador possuir, mais forte o campeão dele estará.
Intuitivamente, os itens dispõem de características específicas para cada um dos campeões que, em linhas gerais, se adaptam de acordo com suas classificações. Os Atiradores costumam preferir itens massivos de Dano de Ataque, enquanto os Magos geralmente optam por itens de Mana e Poder de Habilidade.
Dano
-
Dano de Ataque
-
Acerto Crítico
-
Velocidade de Ataque
-
Efeitos ao contato
-
Penetração de armadura
-
Poder de Habilidade
-
Penetração Mágica
Proteção e Regeneração
-
Armadura
-
Resistência Mágica
-
Mana e Regeneração
-
Vida e Regeneração
Movimento
-
Aceleração de Habilidade
-
Aceleração de Movimento
-
Roubo de vida e Vampirismo
Skins
Como em praticamente todos os jogos, no LoL as skins também não são diferentes. Elas servem como roupas para cada um dos personagens, alteram elementos visuais e até mesmo modificam cores e estilos das habilidades deles. Portanto, as skins têm seis tipos distintos de classificação e estão disponíveis para serem adquiridas diretamente na loja do game ou obtidas por meio de cosméticos, como orbes e baús, disponibilizados em eventos.
-
Comuns
-
Legado
-
Épicas
-
Lendárias
-
Míticas
-
Ultimate
Atualizações
Geralmente a cada duas semanas, o LoL recebe uma atualização, também conhecida como patch notes, que tem como objetivo equilibrar campeões, itens e runas do game. As modificações servem tanto para o lado positivo, quanto para o lado negativo. Se um campeão está muito forte, ele receberá nerfs. Mas se um campeão está muito fraco, ele receberá buffs. E assim por diante...
Competitivo
O sistema competitivo, comandado pela Riot Games, é regionalizado a partir de países e regiões de maior expressão com seus próprios campeonatos. Torneios internacionais, em contrapartida, acontecem somente duas vezes a cada ano: Mid-Season Invitational (MSI) no 1º semestre e Mundial (Worlds) no 2º semestre.
Por isso, todos os torneios possuem duas temporadas para se adequar aos campeonatos internacionais. No Brasil, há o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL). Em outras regiões e países, as ligas oficiais são: LEC (Europa), LPL (China), LCK (Coreia do Sul), LCS (América do Norte), PCS (Taiwan, Hong Kong, Macau e Sudeste Asiático), VCS (Vietnã), LCL (Comunidade dos Estados Independentes), TCL (Turquia), LLA (América Latina), LJL (Japão) e LCO (Oceania).