
Foto: Divulgação/Riot Games
LoL: LCS 2023 ganha data do 2º split após acordo com players
Liga norte-americana se acerta com Associação de Jogadores
Chegou ao fim a novela entre LCS 2023 e LCSPA (Associação de Jogadores da LCS). De acordo com um comunicado divulgado pela Riot Games na última quinta-feira (8), a liga norte-americana de League of Legends (LoL) entrou em um acordo com os jogadores e definiu a data do início do 2º split: 14 de junho.
Além da Riot, a própria LCSPA também comunicou o fim da greve e a resolução da situação para o retorno do torneio. No entanto, ambas as partes explicaram que as conversas continuarão para resolver algumas questões e melhorar o ecossistema do cenário local.
“Os jogadores da LCS colocaram os próprios empregos para proteger para os membros mais vulneráveis e garantir um futuro para os talentos da América do Norte. O anúncio de hoje prova a importância de dar um assento significativo à mesa aos jogadores. Embora os acordos fiquem aquém do que eram nossos objetivos iniciais, a Riot se comprometeu com uma série de importantes mudanças e com a colaboração significativa da LCSPA antes de tomar decisões”, informou a LCSPA.
Confira todos os pontos acordados entre Riot e LCSPA:
- US$ 300 mil para o restante da temporada 2023 com intuito de serem distribuídos entre os dez times da NACL para melhorar as remunerações e as oportunidades dadas aos jogadores;
- 50% de toda a receita de novos patrocínios à NACL será compartilha entre os times da NACL;
- Times da NACL terão de assinar um termo de participação em 2024, se comprometendo a manter padrões mínimos para receberem pagamentos e verbas da Riot;
- Mínimo de 30 dias de indenização por rescisão sem causa para qualquer jogador que receba 1,5 vezes o salário mínimo da liga e 15 dias de aviso-prévio para qualquer jogador competindo com visto;
- Jogadores e times terão representação igualitária em um comitê para determinar qualquer futura mudança no calendário de treinos;
- Times vão agir para assegurar que todos os jogadores estrangeiros da LCS tenham serviço de saúde disponível já no primeiro dia em que chegarem aos Estados Unidos;
- Riot e LCSPA irão assinar um memorando de entendimento que estabelece reuniões e parâmetros para garantir que todas as partes estejam alinhadas antes de que qualquer decisão futura seja tomada e comunicada publicamente.
Relembre a história
Vale lembrar que a polêmica começou no dia 18 de maio, com o anúncio da não-obrigatoriedade de manter um elenco na NACL; no dia 24, a Riot divulgou um artigo com as mudanças na liga, e ela já indicava que apenas três times da LCS seguiriam com um time de base: Evil Geniuses, FlyQuest e Team Liquid.
LEIA MAIS
- LoL: LCS 2023 é adiada após greve e 2º split pode ser cancelado
- LoL: Players da LCS entram em greve; veja reivindicações
- LoL: Riot cria “Libertadores” para Academy do CBLoL, LLA e LCS
A decisão foi duramente criticada pela LCSPA, já que impactaria o emprego de mais de 70 pessoas da noite para o dia. De lá pra cá, os jogadore da LCS entraram em greve, se recusaram a jogar e a Riot precisou adiar o início do 2º split da LCS.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!