Foto: Bruno Alvares/Riot Games
LoL: Kami é acusado de xenofobia e é afastado da paiN Gaming
Ex-jogador critica o Nordeste em áudios expostos por ex-namorado em rede social; Kami se posiciona em stream
Considerado por muitos como um dos melhores jogadores da história do Brasil no League of Legends (LoL), embaixador e ex-mid laner e da paiN Gaming, Kami, teve conversas pessoais gravadas sem seu consentimento e expostas no Twitter por seu ex-namorado. Pelos áudios, o ex-jogador é acusado de xenofobia com a região nordestina do país após comentários como “Nordeste é a região mais pobre, só tem miséria, e vota no Lula?” e “esses nordestinos burros votando no Lula”.
[ATUALIZAÇÃO] Por conta disso, a paiN Gaming comunicou o afastamento de Kami às 14h32 desta quarta-feira (9). Ele deixa de exercer suas funções na organização por tempo indeterminado.
Entenda o caso
Gustavo Rodrigues, que namorou Kami por cerca de dois anos, compartilhou na rede social seu relato sobre o relacionamento do jogador, que terminou há alguns meses, segundo o modelo. No post, Gustavo acusa o jogador de falta de responsabilidade emocional após falta de apoio em episódios de ansiedade e depressão, citando a “dependência emocional” construída no decorrer do tempo que morou com Kami em São Paulo durante o relacionamento.
O modelo também compartilhou imagens e áudios que expõe a posição política do ex-jogador para as eleições presidenciais de 2022, e é neste contexto que entram as falas relacionadas ao Nordeste, compiladas em recortes de áudios publicadas em formato de vídeo, que você pode ouvir abaixo.
Algumas horas após o post de Gustavo, Kami abriu uma transmissão no Facebook para se posicionar. Sem comentar profundamente sobre o relacionamento, que definiu como “tóxico por ambas as partes”, o ex-mid laner se desculpou sobre as frases xenofóbicas sobre o Nordeste.
“Foi uma frase xenofóbica em um contexto jocoso (piada), mas eu não sou xenofóbico”, comentou Kami. “Foi uma frase gravada sem o meu consentimento por uma pessoa que eu confiava na época, dita na intimidade. Peço todas as desculpas do universo, claro, foi uma frase extremamente infeliz. Sempre fui muito bem recebido pelos nordestinos, joguei com companheiros e tenho amigos da região, joguei e fiz eventos no Nordeste e nunca tratei ninguém diferente por ser da região. Repito, foi uma frase muito infeliz em um contexto de piada e dito em um ambiente íntimo, mas não reflete realmente o que eu penso sobre a região ou o povo nordestino”, disse Kami.
Repercussão
Pouco após o post inicial de Gustavo, diversas figuras do cenário de LoL comentaram o assunto, entre eles o recifense SirT, ex-Caçador da paiN Gaming que jogou com Kami entre 2012 e 2017.
LEIA MAIS
- Vivo Keyd anuncia fusão com Stars Horizon e retorna ao passado
- Final do Mundial de LoL foi assistida por 5.1 milhões de pessoas
- LoL: DRX bate T1 e é campeã Mundial pela primeira vez
O The Enemy havia procurado a paiN Gaming antes dela emitir um posicionamento oficial. Na ocasião, a equipe comentou que estava apurando o caso internamente e que iria posicionar após a averiguação dos fatos.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok. Também somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de lançamentos de jogos da América Latina e que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos.