
IEM Rio 2023: Possíveis heróis e vilões internacionais
Por conta do IEM Rio Major agitado e o histórico de algumas equipes, é possível apontar quem já chega rotulado no Brasil
O IEM Rio 2023 de Counter-Strike: Global Offensive (CSGO) trará 14 equipes internacionais ao Brasil e apenas duas brasileiras. Como brasileiro é apaixonado por brasileiro, FURIA e MIBR já são oficialmente os times do coração da galera. Ainda assim, no caso de um ou ambos faltarem, a torcida costuma adotar alguns para apoiar e outros até para torcer contra. Aqui, relembraremos algumas equipes que possivelmente já chegam rotuladas.
Possíveis heróis
Os possíveis heróis são equipes que possuem algum tipo de histórico positivo em relação à torcida brasileira, ou então de jogadores que costumam mostrar simpatia e vibrações calorosas, no estilo que os fãs locais gostam. Abaixo, listamos alguns times internacionais que talvez a torcida abrace durante a competição.
Virtus.Pro (Outsiders)
Campeões do IEM Rio Major 2022, a Outsiders é um time que caiu nas graças da torcida principalmente por conta de Jame. O atleta foi ovacionado algumas vezes durante a competição e este pode ser um time que a torcida escolha abraçar em algum momento.
Heroic
A Heroic é talvez o caso mais curioso da lista dos possíveis heróis - e não só pelo trocadilho. Com os atletas brasileiros, o elenco da Heroic não possui um histórico bom e já vimos até algumas vezes, jogadores e treinadores do Brasil, criticando os dinamarqueses publicamente.
Independentemente disso, as comemorações efusivas de cadiaN conquistaram parte da torcida. Ao meso tempo, no Major do Brasil, a organização e os jogadores fizeram tanta média com os fãs - tanto em entrevistas quanto pessoalmente - e, de fato, os trataram tão bem, que o time caiu nas graças de parte do público. Até uniforme verde e amarelo, com hino nacional, teve na época.
Vitality
A Vitality é um time que possui jogadores com duas personalidades que o brasileiro ama. ZywOo é o craque good guy, simpático, difícil de odiar. Já apEX é daqueles que demonstra sentimentos explosivamente, no estilo brasileiro. Principalmente por conta da dupla, é possível que brasileiros adotem a Vitality em algum momento.
9z
A 9z é um time que vários brasileiros já passaram e atualmente ainda conta o brasileiro tge como treinador, além do argentino try, que jogou pela 00Nation recentemente. Fora tudo isso, é um genuíno representante da nossa região, a América do Sul.
Contra brasileiros, com certeza a rivalidade entre Brasil e Argentina vai aflorar. Mas, diante de europeus, a chance maior é de que os brasileiros prefiram os vizinhos - até mesmo pela proximidade das histórias de dificuldade.
FaZe
Por ter uma operação no Brasil - mesmo que fora do CSGO -, não é de se admirar que a FaZe já tenha angariado alguns fãs por aqui. Além disso, o capitão Karrigan é outro trunfo da FaZe, pois é um cara que sabe como conduzir a torcida em qualquer lugar do mundo.
Fora tudo isso, talvez muitos ainda lembrem de Karrigan, rain e companhia entrando no palco da ESL One Belo Horizonte trajando a camisa da Seleção Brasileira.

LEIA MAIS:
- CSGO: Casters criam Seleção BR com nomes da FURIA, Imperial, 00 e MIBR
- FURIA anuncia expansão na operação e cria CT na Europa
- CSGO: Playoffs da ESL Pro League 17 tem FURIA, paiN e 00Nation
Possíveis vilões
Os possíveis vilões do IEM Rio 2023 normalmente são aqueles que possuem algum tipo de histórico com times brasileiros mundo afora. Um deles, no entanto, teve um caso com fãs brasileiros, diretamente.
BIG
O torcedor brasileiro torce o nariz para a BIG desde o Major em que eles usaram um bug de pulo, na Inferno, para obter vantagem sobre os adversários - inclusive do time brasileiro. O pulo servia bastante na região da Banana, pois eles faziam de uma forma que quando o personagem pulava no muro, ele via quem estava do outro lado e quem estava do outro lado não o via, conseguindo assim informações privilegiadas.
Até mesmo depois de um acordo de cavalheiros para não usar o artifício, a BIG utilizou algumas vezes. Desde então, o brasileiro costuma ser pouquíssimo fã da BIG. Juntando isso ao episódio em que k1to chamou felps de macaco durante uma transmissão, realmente fica difícil (impossível) torcer para eles.
IHC
Ao contrário da BIG, a IHC não fez nada de errado para estar nessa seleta lista. O que aconteceu foi que o time colecionou uma freguesia brasileira, começando no próprio Major do Brasil, após eliminar a 00Nation em casa. Depois disso, na IEM Katowice 2023, os asiáticos eliminaram não um, mas dois brasileiros no mesmo torneio: a paiN e a FURIA.
Quem deu um basta nessa sequência de vitórias foi o MIBR, recentemente, vencendo-os na ESL Pro League 17. Neste caso especificamente, talvez para os fãs se trate mais de dar um troco neles em casa, do que qualquer outra coisa.
Na'Vi
S1mple é um jogador admirado no mundo inteiro e não é à toa. Campeão de Major e de tudo que é campeonato importante, além de dono de jogadas incríveis, não é nenhum exagero chamá-lo de GOAT. No entanto, durante o IEM Rio Major 2022, ele deixou aflorar um pouco do seu lado tóxico e constantemente provocova a torcida brasileira, dizendo que não estava ouvindo ninguém, fazendo gestos de provocação e mais.
Na ocasião, mesmo com as provocações, S1mple perdeu. Por isso, conhecendo o histórico do jogador, é bem provável que ele volte para ser o vilão e vencer por aqui. A torcida, por outro lado, na mesma medida em que sabe amar e apoiar, sabe responder as provocações, seja de quem for.
Desde que esta rivalidade não ultrapasse limites, como foi da última vez com S1mple acusando um torcedor de cuspir nele, as provocações de lá e de cá são extremamente saudáveis e fazem parte do show.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!