A Gambit liberou suas equipes de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e VALORANT para jogar de forma independente. Isso quer dizer que os times devem seguir o calendário que já estava previsto, porém sob um nome neutro, que não remeta à organização.
Leia mais:
- paiN Gaming garante vaga no RMR das Américas
- Keznit é suspenso por um jogo e sofre outras penalidades
- Team One elimina GODSENT e garante vaga no RMR das Américas
O motivo desta decisão é uma proibição sobre a Gambit, de participar de competições de CS:GO, como a ESL Pro League e a BLAST, e também do circuito oficial de VALORANT, por supostamente ter ligações com o governo russo. De forma resumida, é uma sanção aplicada pelo fato do país estar invadido a Ucrânia e causando diversos conflitos e mortes.
A liberação do elenco de CS:GO aconteceu primeiro, na última sexta-feira (11). Já a do VALORANT foi confirmada nesta segunda-feira (14).
Fora a própria Gambit, outras organizações sofreram as mesmas sanções, pelos mesmos motivos. Uma delas é a Virtus.Pro, que teve a mesma atitude de liberar o elenco de CS:GO para disputar competições sem representá-los. Ao contrário da Gambit, no entanto, a VP emitiu comunicados mais duros e não concordou com as sanções aplicadas, inclusive classificando-as como "cultura do cancelamento".
Os elencos de CS:GO e VALORANT da Gambit são formados pelos seguintes jogadores:
Gambit CS:GO
- nafany
- sh1ro
- interz
- Ax1Le
- Hobbit
- groove (treinador)
Gambit VALORANT
- Chronicle
- d3ffo
- Sheydos
- nAts
- Redgar
- Engh (treinador)