Chegou ao fim um dos casos mais conhecidos dos esports no Brasil. Zenon está liberado para disputar torneios oficiais de Fortnite após um banimento de 1460 dias. Isso porque o jovem completou 13 anos neste domingo (29) e atingiu a idade mínima exigida pela Epic Games para "jogadores profissionais" do battle royale.
O retorno de Zenon, inclusive, já tem até data: 1º de novembro, quando disputará a Cash Cup (torneio semanal de Fortnite) ao lado de nada mais nada menos do que Blackoutz, streamer e pro player da Cloud9.
Visto como uma das maiores promessas do cenário do jogo, Zenon descobriu o banimento durante uma live, no dia 4 de maio de 2020, quando ainda tinha nove anos. De lá pra cá, ele foi proibido de disputar competições oficiais de Fortnite até que completasse 13 anos.

Na época, o caso tomou grandes proporções e fez com que nomes importantes das mais variadas modalidades de esports, como fer, Rakin e até mesmo Ninja, pedissem "liberdade" ao jogador nas redes sociais por meio da campanha #FreeZenon.
LEIA MAIS
- Fortnite retornará ao Capítulo 1 em “nova temporada”; saiba mais
- Fortnite: “Não levam a sério”, diz Flakes sobre pro players
- FNCS Global Championship 2023: Brasil termina com duos no top-25
Mesmo sem poder disputar competições, Zenon investiu na criação de conteúdo, com o acompanhamento de seu pai, Rodrigo Vitor da Fonseca, e fez parte de duas organizações: Detona e Sneakers. Atualmente, o jovem de 13 anos soma mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!