Mesut Özil é um dos jogadores mais viciados em games do meio do futebol. Afastado do Fenerbahçe, da Turquia, o jogador alemão pode se aposentar dos campos e passar a competir no Fortnite, conforme afirmou o agente dele, Erkut Sogut, nesta sexta-feira (17). Apesar da declaração ter sido recente e surpreendido grande parte da comunidade esportiva, a relação de Özil com o battle royale da Epic Games é antiga.
"Creio que Özil não jogará por mais nenhum clube. É o Fenerbahçe ou fim da carreira. Quando isso acontecer, talvez se converta em um atleta de esports. Ele é muito bom no Fortnite, e eu não me supreenderia se passasse a competir algum dia", revelou Sogut ao jornal The Telegraph.
LEIA MAIS
- Fortnite e Naruto: Itachi e Hinata ganharão skins, confirma leak
- Fortnite: Como jogar no iPhone sem precisar baixar o jogo
- Fortnite: Homem-Aranha recebe nova skin; saiba como obter
O primeiro contato de Özil com Fortnite aconteceu no ápice do game, por volta de 2018. De lá para cá, ele se apaixonou pelo battle royale e não parou de jogar mais. O vício foi tanto que o jogador chegou a se envolver em uma polêmica, em 2018, quando ainda atuava pelo Arsenal, da Inglaterra, e foi acusado de não se recuperar de uma lesão por jogar excessivamente Fortnite.
Segundo estatísticas de "horas jogadas" da conta de Özil, ele acumulava 72 dias de Fortnite e tinha uma média de cinco horas diárias de jogatina naquele período. O jogador também realizava streams do game com frequência no seu canal da Twitch. Em algumas delas, Özil jogava com outros jogadores profissionais de futebol, como o lateral-esquerdo Sead Kolasinac, do Olympique de Marseille, e o meia Julian Draxler, do PSG.
Como contextualização à polêmica, o jornal Bild, da Alemanha, consultou um especialista em fisioterapia esportiva que chegou a garantir que o excesso de tempo no Fortnite estaria influenciando e até mesmo agravando a lesão de Özil nas costas.
Foi também em 2018 que Özil, a partir da influência do Fortnite, se tornou um dos primeiros jogadores profissionais de futebol a investir em esports. O meio-campista alemão criou a M10, organização sediada na Alemanha que inicialmente investiu no FIFA e chegou a contratar Pedro Resende, pro player brasileiro destaque na modalidade.
Logo depois, a M10 entrou no cenário competitivo europeu de Fortnite e realizou contratações importantes, como a do pro player norueguês nyhrox, que viria a ser campeão da Copa do Mundo do jogo, em 2019. Atualmente a organização não faz mais parte do cenário de FIFA e continua presente somente no battle royale da Epic Games.
Mesut Özil foi Campeão Mundial com a Alemanha em 2014 no Brasil, teve passagens por Schalke 04, Werder Bremen, Real Madrid e Arsenal. O jogador está no Fenerbahçe desde janeiro de 2021 e vive um impasse no clube turco. Ele está afastado da equipe após mau comportamento durante um jogo contra o Konyaspor, em março deste ano.