EVO, principal campeonato de games de luta do mundo, vai retornar ao Japão. A organização do evento confirmou a realização de sua segunda edição japonesa para 2019.

O torneio será realizado entre 15 e 17 de fevereiro, na cidade de Fukuoka. Mais detalhes devem ser divulgados durante a edição principal do EVO de 2018, que acontece em Las Vegas (Estados Unidos) no início de agosto.

A decisão surpreende do ponto de vista econômico, já que a edição de estreia do EVO no Japão, realizada em janeiro deste ano, deu prejuízo de mais de R$ 4 milhões.

De acordo com a Hearts United Group, a organizadora local do torneio, o custo foi mais alto do que o esperado, e o baixo investimento de patrocinadores acabou não trazendo o retorno esperado, apesar do sucesso de público e de jogadores, com mais de 7 mil inscrições.

Outros fatores, de acordo com a Hearts United Group, foram a mudança do local das preliminares do Akihabara UDX - um dos estabelecimentos comerciais mais bem localizados do "bairro geek" japonês - para a Sunshine City Bunka Kaikan, e a cobrança de ingressos apenas para o dia das finais.

Um terceiro fator que também pode ter contribuído para o retorno do EVO ao Japão é a aprovação de novas regras para a premiação de jogadores profissionais. A antiga lei estabelecia um limite de 100 mil ienes (cerca de R$ 3,5 mil) para o prêmio reservado ao campeão de um torneio de games.

EVO Moment 37

"EVO Moment #37": A virada de Daigo contra Justin Wong consagrou o torneio de games de luta

EVO/Reprodução

Realizado desde 2005, o EVO é o maior e mais tradicional torneio de games de luta do mundo. Este ano, o evento terá campeonatos de Street Fighter V Arcade EditionTekken 7Dragon Ball FighterZ (pela primeira vez), Injustice 2Super Smash Bros. (Wii U)Super Smash Bros. MeleeBlazBlue: Cross Tag Battle Guilty Gear Xrd Rev 2.