O Evolution (ou apenas EVO), principal campeonato de jogos de luta certamente reuniu inúmeras partidas memoráveis ao longo de sua existência.
E, em meio a pandemia de COVID-19, o novo coronavírus, o destino da edição 2020 ainda é incerto, pelo menos até o momento de publicação deste artigo.
Ainda assim, também por conta da quarentena e isolamento social que, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, é uma das principais formas de evitar a propagação do vírus; o The Enemy vem criando algumas listas para ajudar os gamers a passar o tempo.
Dentre estas, revisitamos partidas e jogos icônicos de Counter-Strike: Global Offensive e League of Legends. E agora, é chegada a hora de relembrar alguns dos melhores dos jogos de luta.
Aqui, portanto, selecionamos algumas partidas das grandes finais e/ou Top 8 de alguns dos principais torneios do EVO ao longo dos últimos anos. Confere só:
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
EVO 2017: Finais de Super Smash Bros. (Wii U)
Uma luta acirrada entre TSM Zero (Diddy Kong) vs MVG Salem (Bayonetta) com direito a uma grande virada/comeback no final.
EVO 2017: Finais de TEKKEN 7
Outra partida emocionante e acirrada: Knee (Feng, Steve, Bryan, Devil Jin) vs Echo Fox|JDCR (Heihachi, Dragunov). Tão boa a precisa que dá até pena quando acaba.
EVO 2015: Top 8 de Guilty Gear XRD
Guilty Gear é certamente um dos jogos de luta mais bonitos de se assistir jogando e o Top 8 do torneio no EVO 2015 merece ser relembrado.
O destaque fica para a comemoração antes da hora de Woshige na semifinal da chave dos vencedores, quando ele confrontou Ogawa.
Além disso, a celebração dos campeões do campeonato contou ainda com a presença de Daisuke Ishiwatari, o desenvolvedor, compositor e designer da série.
EVO 2016: Finais de Super Smash Bros. Melee
O Jigglypuff maroto de Liquid|HungryBox colocou todos pra dormir! Ele veio da Loser’s Bracket e deu um reset nas chaves para que [A]Armada ficasse de igual para igual. Isso, depois de deixar um rastro de personagens abatidos e/ou adormecidos com o seu Jigglypuff leve, fofo e maroto, ao longo de todo o torneio de Smash Bros. Melee.
EVO 2017: Finais de Street Fighter V
O Akuma de ECHOFOX|Tokido é certamente implacável, tanto que o pro player conhecido como Murderface até mesmo soltou um curioso taunt combo (uma provocação) em PG|Punk e sua Karin.
E ainda que a trajetória de Punk tenha sido linda de se ver nesse torneio, é também um colírio para os olhos ver um ciclo se fechando para Tokido que, consegue depois de 10 anos, seu primeiro campeonato - ele até mesmo vira um “Happyface” por um curto momento.
Vale ainda apontar que: 1) esta partida também acabou sendo uma etapa da Capcom Pro Tour e; 2) é fofo ver o comentarista James Chen emocionado, comentando que EVO é um anagrama para “LOVE”.
EVO 2018: Top 8 de Dragon Ball FighterZ
Um Top 8 memorável, ainda mais se tratando da partida em que Kubo perdeu Android 21 e Cell e, ainda assim, destroçou Knowkami com seu Goku Black (com metade da energia, por sinal).
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
EVO 2014: Finais de Ultra Street Fighter IV
A Rose de Luffy é um colírio para os olhos, mas o Sagat de Bonchan também não fica atrás. A dupla entrega um show de tecnicidade e, o mais impressionante de tudo é que Luffy estava usando um controle do primeiro PlayStation!
EVO 2019: Top 8 de Samurai Shodown
A primeira vez de Samurai Shodown (2019) em um EVO foi na edição 2019 e, logo de cara, o torneio entregou partidas emocionantes. Havia até mesmo um brasileiro no Top 8, Didimokof!
E o grande destaque fica para a partida entre Chia-Chen “ZJZ” Tseng e sua Charlotte contra Seonwoo “Infiltration” Lee e seu Genjuro. Os dois conseguiram um feito histórico: a famosa partida dos “0 segundos”!
EVO 2012: Finais de King of Fighters XIII
A grande final de King of Fighters XIII no EVO 2012 contou com MadKOF e seu implacável trio Duo Lon, Chin e Kim. Contudo, Bala fez história com sua trinca milagrosa: Benimaru (ocasionalmente trocado por Ralf, Clark, Iori ou Billy em algumas partidas), Shen e principalmente Takuma.
Toda vez que Takuma entrava no ringue, a plateia vibrava e as viradas registradas por esse boneco de Bala são fascinantes. Porém, MadKOF, que veio da Losers Bracket conseguiu um reset e se igualou com Bala nas chaves.
Na 2ª match após o reset, uma virada épica acontece e marca esta grande final como uma das melhores dos torneios de jogos de luta do EVO.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
EVO 2014: Top 8 de Ultimate Marvel vs Capcom 3
Justin Wong sempre uma das referências quando o assunto é Marvel vs Capcom, então a expectativa para que ele ganhasse um torneio de Ultimate Marvel vs. Capcom 3 era alta.
Depois de anos sem alcançar esse prêmio, ele finalmente conseguiu depois de derrotar Christopher “ChrisG” Gonzales em uma das mais emocionantes finais do torneio dentro do EVO.