
00Nation/Reprodução
CS:GO: Vsm fala da nova 00Nation e nova função: "Lurkerzinho safado"
O jogador comparou as equipes de hoje e do ano passado e acredita que a atual está "muito mais estruturada"
A 00Nation de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) está se mostrando promissora neste início de 2022. Após os insucessos do ano anterior, a equipe fez alterações bruscas na line-up e manteve apenas algumas peças. Uma delas foi vsm, que conversou com o The Enemy e falou mais sobre a nova 00, o que mudou e até da sua nova função dentro de jogo.
00Nation 2021 vs 00Nation 2022
De acordo com o pro player, assim que ele soube da entrada de Coldzera no time e dos planos para 2022, ele entendeu que tudo seria diferente: "Uma outra pegada, bem mais séria. Eu sabia que precisaria dar a vida ainda mais", falou.
Em relação a antiga escalação, vsm enxerga a atual "muito mais estruturada". Ele conta que, mesmo em pouco tempo, a equipe já tem muita coisa nova preparada e ainda destaca um grande ponto positivo que notou nas últimas partidas.
"Nós temos mostrado uma grande capacidade de corrigir erros rapidamente. Em comparação ao outro time, nós cometíamos sempre os mesmos erros jogo após jogo e nunca consertávamos, mesmo tentando e conversando. Agora a evolução está muito mais rápida", contou vsm.
Novos companheiros
Em relação às novas contratações, vsm também é somente elogios. O pro player exaltou a capacidade de Righi como treinador e disse que um bom resumo do trabalho e da importância dele para o time, é um vídeo que ele postou no Twitter sobre um pause durante uma partida.
"O jogo estava difícil e o Cold estava um pouco sem ideia do que fazer. Nesse momento o Righi pediu pause, tocou nos pontos que precisávamos mudar, disse o que tínhamos que fazer e deu tudo certo. Ele complementa bem o Cold e também entende bastante de CS", relembrou.
A respeito de coldzera, vsm discorda de algumas opiniões de fãs dadas recentemente nas redes sociais, as quais apontavam que cold não é bem aproveitado na função de capitão.
"O cold entende muito do jogo, então acho muito difícil ele ficar preso mesmo sendo capitão", opinou vsm. "Ele é bom em achar brechas e sempre que acha uma ele aproveita. Não é o tipo de capitão que fica mais parado enquanto pensa o que fazer. E mesmo com esse estilo de jogo, ele está sempre comunicando, pedindo pra fazer fakes e outras coisas. É um ótimo capitão", finalizou.
Vsm também revelou que mesmo sendo jogadores novos, Try e Malbs não mostram que estão sofrendo qualquer tipo de pressão neste novo momento de suas carreiras. Ele também acrescentou que a comunicação está fluindo bem com os estrangeiros, pois ambos "falam muito bem português”, mas admite que ele próprio ainda tem dificuldade para compreender em momentos específicos.
"Quando o Malbs fala mais rápido eu não entendo, mas os outros entendem. Lembro até de um caso engraçado nesta Pinnacle, durante uma Overpass, que o Malbs estava no cimento e pediu uma flash, mas eu entendi que ele estava oferecendo flash pra mim e a play saiu toda bugada", recordou vsm enquanto dava boas risadas do ocorrido.

Nova função e novos aprendizados
Assim como a equipe é nova, a função de vsm também mudou dentro de jogo. Segundo ele, este é um dos maiores motivos que o fizeram voltar a performar bem dentro do servidor.
"No ano passado as funções eram muito aleatórias na equipe e cada vez eu fazia algo diferente. Agora, como falei antes, é mais estruturado e bem definido e estou jogando de lurker. É uma função que eu gosto bastante, pois mescla meu estilo de jogar mais sozinho, junto com a parte coletiva, que é encontrar uma brecha não para mim, mas para tentar ajudar o time. Acredito que ainda tenho muito a melhorar nessa função, mas estou me sentindo bastante confortável jogando assim e aprendendo rápido com a ajuda do Cold e do Righi. Daqui pra frente vai ser só sucesso, lurkerzinho bem safado”, disse começando de forma séria e terminando em uma gargalhada.
Além do trabalho e aprendizado na nova função, vsm afirmou que também está no seu radar voltar com a mira que o consagrou no Brasil.
"Quando você entende mais do jogo, acaba pensando mais e com isso perde um pouco da mira. É normal, mas acho que é questão apenas de focar nisso. No momento meu objetivo é focar em aprender mais de como ser um lurker ainda melhor e depois voltar a calibrar a mira 100%. Até porque, o lurkerzinho safado tem que estar com a mira em dia para vencer os clutches."

O Futuro da 00
O projeto 2022 está apenas no início, mas já tem metas traçadas. De imediato, vsm acredita que é apenas questão de meses para que o time jogue de forma mais redonda e sincronizada em todos os mapas:
"Temos erros individuais, como erros de bomba e timing, mas muitos são porque o time é novo e as táticas são novas, então é muito difícil gravar tudo, em todos os mapas, em pouco tempo. Mas acredito que em um ou dois meses tudo já vai estar grudado nas nossas mentes e esse tipo de coisa vai melhorar muito. É aquela coisa de melhorar 1% a cada dia e mais pra frente estar 100%", explicou o jogador.
Para as competições, apesar da equipe está disputando a Pinnacle Winter Series 2 atualmente, o grande foco é realmente o Regional Major Ranking (RMR). A 00Nation falhou em 2021, mas em 2022 pretende jogar o Major, apesar de ainda não ter definido internamente em qual região disputará a vaga.
Os pensamentos do jogador rondam até mesmo em um futuro mais distante, porém, com os dois pés fincados no chão: "Queremos ser os melhores, mas sabemos que isso não acontece da noite pro dia. Com um trabalho de cerca de dois anos, acredito sim que nós possamos chegar ao topo".
Se atendo a um futuro mais imediato, os próximos passos da 00Nation serão ainda dentro da Pinnacle, nesta quarta-feira (16). O adversário e horário, no entanto, só serão definidos ao final do dia de hoje.