
Foto: Divulgação/ESL
CS:GO: Valve anuncia fim de campeonatos com times parceiros
Organizadora quer que circuito profissional seja aberto para todos
A Valve anunciou o fim de campeonatos de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) que fazem parcerias com times. Organizadoras que assinam contratos com equipes, garantindo a participação deles em seus torneios, terão de mudar seu sistema de acordo com as determinações da empresa.
“O ecossistema se tornou, gradualmente, menos aberto, com acesso aos altos níveis de competição sendo cada vez mais regulado por relações de negócios”, lê o comunicado da empresa.
Como medidas, preventivas, a Valve anunciou o fim de quaisquer relações de conflito de interesse entre organizadoras e times, além de determinar que convites para campeonatos passarão a adotar seu próprio sistema de ranqueamento. Por fim, qualquer premiação ou quantia monetária dada a times participantes em um campeonato terão de ser divulgadas publicamente.
As medidas serão válidas a partir de 2025, devido ao longo prazo dos acordos entre times e organizadoras de campeonatos. A própria desenvolvedora admite que haverá dificuldades no processo de transição, mas é otimista com os resultados futuros.
Como consequência, o CS:GO não deve chegar a ser afetado pela decisão. Afinal de contas, em 2025 é provável que o Counter-Strike 2 já tenha assumido como o jogo padrão para os maiores eventos da modalidade.
Atualmente, organizadoras como ESL e BLAST possuem acordos com algumas equipes que garantem sua presença em grandes campeonatos. O IEM Dallas 2023, por exemplo, teve Complexity, ENCE, FURIA, G2, Heroic e Team Liquid convidados automaticamente por serem parceiros da ESL.
LEIA MAIS
- CS:GO: MIBR treinará na Europa e jogará qualifiers no Brasil
- CS:GO: CBCS Masters 2023 terá paiN e Fluxo; confira times
- CS:GO: Imperial sofre virada e é eliminada do IEM Cologne 2023
No caso da FURIA, a parceria é até recente: em outubro de 2021, o time assinou o Acordo de Louvre, garantindo vaga fixa na ESL Pro League até 2025. O acordo foi feito juntamente a Heroic e BIG; somados, os três times desembolsaram um total de US$ 20 milhões pela parceria (R$ 96 milhões na cotação atual).
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!