A temporada 2022 de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) está apenas começando, mas o lado contra-terrorista já se mostra absoluto. De acordo com estatísticas da HLTV, em todos os mapas a defesa está se mostrando mais forte que o ataque, neste ano.

Os números apresentados comportam todos os sete mapas da rotação ativa: Ancient, Dust 2, Inferno, Mirage, Nuke, Overpass e Vertigo. Em todos eles os CT's tem um número maior de vitórias no competitivo, o que mata, ao menos momentaneamente, a famosa pergunta: "Este mapa é CT ou TR?".

As estatísticas de cada mapa, no entanto, mudam. A Ancient é o cenário que mostra a maior diferença entre CT e TR, com 58.7% de vitórias para os defensores e apenas 41.3% aos terroristas. Já a Inferno se mostra a mais equilibrada, quase igualando os números: 50.8% para o CT e 49.2% para o TR.

Confira:

HLTV/Reprodução

Em comparação com 2021 por exemplo, que obviamente teve muito mais mapas jogados, os números mudaram principalmente na Dust 2, Inferno e Vertigo. Nestes três cenários o lado de terrorista se mostrava estatísticamente mais forte, com 51.4%, 51.8% e 51.3% de vitórias, respectivamente.

As explicações para este fenômeno no início dessa temporada podem ser muitas. Uma das principais aponta para a força da M4A1-S, que foi melhorada em setembro do ano passado. Muitos acreditam até mesmo que o rifle ficou forte até demais.

Dentro das contas feitas acima, foram contabilizados 1394 mapas jogados. A Inferno é o mais escolhido entre todos, enquanto a Dust 2 é o preterido dos profissionais. A relação dentro do tema é a seguinte:

  • 1º lugar: Inferno - 261 mapas jogados
  • 2º lugar: Mirage - 250 mapas jogados
  • 3º lugar: Nuke - 196 mapas jogados
  • 4º lugar: Acnient - 192 mapas jogados
  • 5º lugar: Overpass - 179 mapas jogados
  • 6º lugar: Vertigo - 173 mapas jogados
  • 7º lugar: Dust 2 - 143 mapas jogados