A grande final da FiReLEAGUE Latin Power Spring 2022 de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), entre Imperial e Sharks, deu o que falar. Dentro deste tema, um assunto que não quer calar na comunidade é: Foi mais demérito dos imperadores ou mais mérito dos tubarões? Na minha opinião, nem sempre um invalida o outro e aqui ambos podem coexistir na mesma situação.

Para "medir" o mérito e o demérito de ambas as equipes, é preciso avaliar a situação como um todo. O que aconteceu dentro da Dust 2 é de extrema importância, mas tudo em volta daquilo também conta - e muito. Isso quer dizer que não podemos esquecer o mapa anterior e principalmente a situação psicológica dos times naquele momento.

Vamos analisar caso a caso…

Houve demérito da parte da Imperial?

Na minha concepção, há pouco debate neste ponto da conversa. Uma equipe que mostrou superioridade no mapa anterior, além de uma completa dominância no mapa seguinte e estava na frente em 15 a 4, não poderia perder aquela partida de jeito nenhum - independentemente do quanto a Sharks jogou bem, fez chover e acontecer no duelo a partir dali.

Imperial/Reprodução

Com exceção de casos de trapaça ou problemas técnicos e afins - que não é o que aconteceu aqui -, atualmente qualquer partida em que um time que está na frente por 15 a 4 e perde, há sim um grande demérito.

São 11 match points pela frente, ou seja, tempo o suficiente para se fazer literalmente tudo. Em onze rodadas há tempo de sobra para se adaptar ao estilo de jogo adversário, achar uma brecha que seja, fazer vários pauses para conversar e também consertar a economia se for preciso. Se durante todo este período não conseguiram fazer nada disso, há sim uma grande parcela de culpa geral na derrota.

O mais curioso é que parece que houveram momentos que a Imperial realmente tentou. Fizeram vários pauses, mudanças no estilo de jogo… Mas em outros aparentava um time displicente, em que era válido tentar qualquer coisa porque com certeza uma hora algo daria certo. Nestes momentos, porém, acredito que era muito mais uma falta de leque de opções, pelo pouco tempo juntos, do que displicência de fato.

Houve mérito por parte da Sharks?

Ora, se houve demérito da Imperial, é possível haver mérito da Sharks? Digo que sim, é possível! Vamos analisar o enredo da Sharks para entender isso melhor.

Sharks/Reprodução

Em um primeiro momento a Sharks não fez uma péssima Inferno, mas a Imperial mostrou superioridade. Na sequência a equipe realmente foi mal na Dust 2 e praticamente assistiu fer, no melhor estilo SK Gaming, deitar e rolar na partida.

Juntando tudo isso, vemos uma equipe que na gigantesca maioria dos casos já estaria entregue. Perderam o primeiro mapa, perdiam o segundo por 15 a 4 e ainda viam um adversário em especial pronto para destruir sozinho um round, até mesmo desfavorável, a qualquer momento. O pior, qualquer deslize ali era o fim.

Naquela altura, quem realmente acreditava nos Tubarões? Sem peso na consciência, durante a partida, eu diria sem meias palavras que ninguém acreditava. Mas agora, vejo que estava errado. Quase ninguém acreditava na Sharks, com exceção deles mesmos. E é aí que vem o mérito…

Acreditar em si mesmo e mostrar toda aquela seriedade, comprometimento e resiliência num momento em que era necessário fazer o impossível se tornar possível, é para pouquíssimos. E nesta seleta lista, estão jnt, zevy, lucaozy, matios, chay e coachi.

Como não elogiar um time que já estava no chão, pronto para ser abatido, mas que ainda assim não desacreditou, se comprometeu até o último segundo e aplicou talvez a maior reviravolta do ano?

Mas, nem sempre é assim…

Há sim um grande mérito da Sharks e afirmo que seria uma gigantesca injustiça não exaltar isso. Ao mesmo tempo que, do outro lado, também houve um demérito da Imperial que, deveria sim, ter vencido o confronto por tudo que vinha apresentando até então, além do fato de ter meios e tempo de sobra para isso.

Mas, nem sempre é assim…

De fato, há momentos em que erros grotescos acontecem até mesmo no competitivo de mais alto nível. Nesses casos, o demérito se sobressai muito mais do que qualquer tipo de mérito.

Há também rounds em que uma equipe joga exatamente como o manual do CS manda, mas mesmo assim o adversário faz milagre. Então, fala-se pouco de um possível erro e mais do acerto de quem protagonizou a jogada.

A verdade é que há margem de interpretação para todos os tipos de pensamentos. Mas, para mim, no duelo entre Imperial e Sharks, é bem clara a coexistência de mérito e demérito na mesma situação. Aqui, um não precisa anular o outro.