Assim como o The Enemy havia adiantado, o VALORANT Challengers Brazil (VCB) sofreu uma debandada de organizações para 2024. A maioria delas aguarda maiores informações da próxima temporada competitiva, enquanto outras já optaram por deixar o cenário brasileiro de VALORANT neste ano por não concordarem com o planejamento ou com a postura interna da Riot Games. O The Enemy teve acesso a detalhes exclusivos do caso (confira abaixo).

Grande parte das organizações começaram a planejar o futuro na modalidade pouco antes do fim da segunda etapa do VCB 2023, no início de junho. Foi a partir disso que algumas delas procuraram a Riot com objetivo de saber informações sobre a próxima temporada e principalmente se haveria mudanças no calendário.

Conversa vai e conversa vem, a resposta da Riot começou sendo a mesma para todas: não havia iniciado o planejamento para 2024 e não tinha informações a respeito do assunto naquele momento. Assim, uma parcela das equipes viu o posicionamento da publisher como "pouco caso" e avisou que poderiam deixar a modalidade caso nada mudasse. 

Só que não só nada mudou, como também o tratamento de comunicação da Riot desagradou algumas organizações. Uma delas chegou a receber um simples agradecimento quando notificou a organizadora da decisão de sair do competitivo do jogo.

valorant challengers 2023 vct vcb 2024 fps riot games crise
Foto: Bruno Alvares/Riot Games

Já em julho, a Riot começou a realizar reuniões individuais com alguns dos participantes do VCB e apresentou ideias do que faria em 2024. No entanto, todas as organizações saíram dessas conversas com uma visão bem "pessimista" sobre o futuro do competitivo, e foi aí que grande parte delas tomou a decisão de pausar os investimentos ou sair por completo da modalidade.

Nas reuniões, inclusive, parte dos times do VCB sugeriram mudanças que a Riot poderia realizar no calendário ou no formato da próxima temporada competitiva. A maioria delas foram recusadas com a justificativa de que as ordens são "de cima" — dando a entender que foram decisões globais.

Irredutível nas últimas semanas, a Riot apresentou o planejamento do VCB 2024 para algumas organizações que ainda não haviam decidido o futuro na modalidade. Nele, como informado pelo leaker Noyn e confirmado pelo The Enemy, o torneio brasileiro de VALORANT consta de forma online (apenas playoffs presenciais) e com 12 times (quatro vagas por meio de qualificatório aberto) na disputa por três etapas.

Além disso, um ponto que desagradou boa parte dos participantes do VCB foi a proposta de parcerias entre times das ligas internacionais e das ligas regionais. Diante disso, os times locais não vêem segurança em manter um investimento no cenário nacional em 2024.

valorant challengers 2023 vct vcb 2024 fps riot games crise
Foto: Bruno Alvares/Riot Games

Até o momento, The UnionODDIK e TropiCaos deixaram a modalidade, enquanto Liberty, Vivo Keyd StarsTBK Lusa e 00Nation pausaram os investimentos. Já a RED Canids ainda não anunciou seu futuro, mas colocou gtn e deNaro no banco de reservas.

Procurada anteriormente pelo The Enemy para um posicionamento sobre as mudanças da próxima temporada, a Riot Games afirmou que, como ainda não publicou nada oficial, não há nenhum comentário ou posicionamento. A empresa ainda reiterou que irá divulgar informações sobre 2024 em breve.

LEIA MAIS

Vale contextualizar que a Riot, por meio do seu head de esports do jogo, Leo Faria, afirmou que o ecossistema dos torneios regionais (VCB é um deles) será revisto para 2024. Ele, inclusive, disse que a atualização completa sobre o futuro e as mudanças no tier 2 será feita no fim de agosto deste ano.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!