O Counter-Strike 2 foi confirmado oficialmente na Source 2 e não é meme. A extremamente aguardada notícia foi dada nesta quarta-feira (22) pela própria Valve. Se você não acreditava em milagres até agora, aqui está um motivo para você ser menos cético.
Brincadeiras à parte, a nova engine da Valve, lançada em 2015, chega para substituir a sua primeira versão, em um novo título. O mais novo jogo da franquia Counter-Strike passa a ser o Counter-Strike 2, ao invés do CS:GO, rodando em um motor gráfico muito mais atual e condizente com os dias atuais.
Mas o que é a Source 2?
A Source é a "engine" ou "motor gráfico", lançada em 2004 pela Valve, no qual o Counter-Strike: Global Offensive (CSGO) foi construído. De forma resumida, é o programa que foi usado para criar o jogo. Por conta disso, tudo o que tange a física, gráficos, hit box, sons e mais, é pautado por ela.
Motores gráficos foram feitos para facilitar a criação de jogos. Neles muitas coisas já vem pré-estabelecidas e funcionam bem em harmonia, então os criadores não precisam criar tudo do zero.
É completamente normal que jogos bem diferentes sejam feitos no mesmo motor gráfico. Um bom exemplo disso é a Frostbite, motor onde foram feitos Battlefield, FIFA e Need for Speed.
A Source 2 nada mais é do que a versão atualizada e com inúmeras melhorias, em relação a Source 1. Nesta parte, basta pensar que a primeira foi feita em 2004, ou seja, o CSGO roda em um motor de quase 19 anos atrás. Já a outra é de 2015, 11 anos depois. Nem é preciso mencionar o quanto a tecnologia muda, se aprimora e melhora em mais de 10 anos.
LEIA MAIS:
- IEM Rio 2023: Campeões do Major do Brasil retornam com outro nome
- IEM Rio 2023: Possíveis heróis e vilões internacionais
- CSGO: Confrontos iniciais do RMR das Américas são revelados
E que vai mudar com o CS 2?
De acordo com a Valve, várias mudanças interessantes já estão previstas para este primeiro momento, começando pelo tickrate. Ao invés dos servidores de 64 tick completamente ultrapassados que são utilizados nos servidores oficiais atualmente, a Source 2 permitirá que "sub-tick updates" atualizem tudo que é feito no servidor automaticamente.
"Antes, o servidor avaliava o mundo apenas em intervalos definidos de tempo (os tais "tiques"). Graças à arquitetura de atualização entre tiques do Counter-Strike 2, os servidores sabem o instante exato em que um movimento é iniciado, uma arma é disparada ou uma granada é lançada. Assim, não importa a taxa de tiques, a sua movimentação e os seus disparos terão a mesma responsividade, e as suas granadas cairão sempre da mesma forma."
Um elemento extremamente importante dentro do jogo, as granadas de fumaça ou smokes, funcionarão de forma bem diferente. A aparência é outra, o efeito se adapta de várias formas conforme as estruturas que estão a sua volta e ainda há algo que mudará muita coisa: elas reagem a iluminação, disparos e explosões.
Outra promessa da Valve foi por um jogo mais claro. Isso quer dizer que os mapas, as skins e os personagens foram revitalizados para terem aparências mais limpas e iluminadas. Falando em aparências, além da smoke, sangue, fogo, explosões e até os menus também foram revitalizados.
Lançamento
O lançamento do CS 2 está previsto para "este inverno", conforme informou a Valve. Ele chegará como uma "atualização gratuita do CS:GO". Sendo assim, todos que possuem o Counter-Strike: Global Offensive, a princípio, não precisarão desembolar nenhum valor.
Ao mesmo tempo, um "Teste Limitado para jogadores selecionados do CS:GO" começa já a partir de hoje. Este período será importantíssimo para a empresa identificar mudanças necessárias, correções de bugs e afins.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!