
Imagem: Riot Games
CBLOL mira acessibilidade e inclusão em 2022
Intérpretes de libras nas rodadas semanais, incentivos ao cenário feminino e mais
Como uma das principais ligas de esports do Brasil, o CBLOL tem, aos olhos da comunidade, poder e responsabilidades grandes no ecossistema nacional. Entendendo este peso, a Riot Games tomou uma série de iniciativas para o cenário de League of Legends, anunciadas em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (20).
Veja abaixo os principais destaques:
- Intérpretes de libras no CBLOL
A iniciativa de incluir intérpretes de libras para conteúdos do CBLOL era um pedido constante da comunidade. Diversas equipes de esports já contavam com acessibilidade em seus posts oficiais, como a Rensga Esports. Para 2022, Caco Antunes, Head de Esports da Riot Games no Brasil, anunciou que o CBLOL também seguirá este passo.
"Teremos, a partir da Primeira Etapa, intérpretes de libras durante o pré-show e também nas análises pós-jogo. Era um pedido da comunidade surda/muda e temos certeza que essa iniciativa transformará o CBLOL para muitas pessoas", disse o Rioter.

- Incentivos ao cenário feminino
As iniciativas do VALORANT Game Changers em 2021 alçou o fps da Riot para o lugar de destaque em incentivo ao cenário feminino de esports. O League of Legends observou os aprendizados, e, segundo Caco, a desenvolvedora também priorizará este ano novas parcerias e ações para o ecossistema competitivo feminino.
"A ideia é que aconteça a partir do segundo trimestre deste ano (entre abril e junho) de maneira mais organizacional, e que esteja realmente acontecendo de maneira concreta pouco depois disso", disse o diretor.
- Apoio a eventos parceiros e regionais
Por mais que o Academy seja um grande formador de talentos, muitas vezes o primeiro contato de futuros jogadores com o competitivo é no cenário semi-profissional, o chamado Tier 3 pela comunidade. A Riot entendeu isso, e incentivará em 2022 a organização de torneios de organizadores e parceiros, de maneira a fomentar o cenário de base não-oficial. "Pode ser uma outra porta de entrada para o cenário competitivo profissional", comentou Caco.
Na América do Norte, por exemplo, a Riot Games já possui um circuito oficial de Tier 3, o chamado "LCS Proving Grounds", com cerca de seis campeonatos parceiros. Equipes da LCS, inclusive, até investem no cenário semi-profissional americano. A Cloud9 possui o time C9 Amateur, a 100 Thieves investe no 100 Next, e a TSM também possui seu TSM Amateur.
Inclusive, Caco citou a regionalização do LoL no Brasil. Por ser um país grande, há o potencial de apoiar os torneios parceiros e investir localizadamente em regiões específicas, como Norte e Nordeste.
CBLOL começa no dia 22
A estreia do CBLOL 2022 está marcada para às 13h do sábado, dia 22 de janeiro. A partida de início será LOUD vs FURIA. O CBLOL mudou seu formato para este ano, e você pode conferir as novidades aqui.