Nenhuma transferência do League of Legends (LoL) brasileiro foi tão importante quanto a saída de Ceos da LOUD. O Suporte jogará o CBLOL 2024 pela KaBuM, depois de conquistar três títulos pelo ex-time e se colocar como o maior nome de sua posição na história do torneio. O substituto é RedBert, que já foi amplamente considerado o melhor em sua função no país, mas busca se recuperar de uma sequência ruim.

"Acho que não é sobre o time, mas desde o primeiro split na FURIA eu acho que comecei a me colocar muito pra baixo depois de derrota, colocar muita culpa em cima de mim. Durante o ano, eu não consegui meio que tratar isso e voltar ao meu "normal". Acho que agora, no time da LOUD, eu preciso me preocupar só em desempenhar bem pro time, então acho que não vai ter muito isso de me culpar por derrota", disse o jogador, em entrevista de Media Day com o The Enemy.

Em sua visão, se adaptar a um time tão encaixado será uma tarefa mais simples:

"Por ter uma base tão sólida quanto eles têm agora, eu preciso me preocupar em me encaixar com eles, e não de fazer algo a mais. Eu só preciso fazer o meu melhor", complementou.

A escolha

RedBert jogando pela KaBuM no CBLOL 2023
Foto: Bruno Alvares/Riot Games

RedBert foi um dos membros da "Super FURIA" no CBLOL 2022, mas acabou sendo substituído por Ayu já no início do CBLOL 2023. No segundo split daquele ano, ele se juntou à KaBuM e foi parte de uma péssima campanha, amargando a lanterna da competição com apenas uma vitória.

Olhando de fora, não parece a escolha mais apontada para o atual tricampeão do CBLOL, mas Robo explicou o motivo de trazerem RedBert para a equipe:

"A gente tinha uma ideia de como ele era fora de jogo, e isso é uma coisa bem importante pra nós, então era um ponto positivo. Também sabíamos que, quando ele estava na melhor fase dele, ele era o melhor Suporte disparado, não tinha ninguém perto. Com a nossa equipe, com o nosso clima fora de jogo, a gente vai conseguir voltar, no mínimo, pra aquele nível", explica o toplaner.

"Ele não teve um 2023 muito bom mesmo, mas a gente sabe que é um time, querendo ou não, e pode ser que alguma coisa tenha atrapalhado o jeito dele jogar, ou ele não estava o mais confortável possível, podia estar pressionado. No nosso clima, a gente pensa bem diferente disso, então a gente sabe que conseguimos fazer ele voltar ao auge dele, e o auge dele é muito bom", complementou.

Mais mudanças

Stardust, técnico da LOUD no CBLOL 2024
Foto: Bruno Alvares/Riot Games

Em seus três títulos, a LOUD teve dois técnicos diferentes. Von e BellzY ocuparam o posto de head coach durante esse período, e agora a equipe terá, pela primeira vez, um estrangeiro no comando tático. Stardust chega da LOS para tentar subir ainda mais o nível do elenco:

"A gente concluiu que não estávamos na melhor forma possível pra ir bem internacionalmente do jeito que estava sendo, então precisávamos de uma mudança. Acabou que todos os jogadores, a organização, todo mundo concordou que uma coaching staff estrangeira era um ponto positivo pra gente", justifica Robo.

"Ainda não consigo te falar 100% do que mudou, se mudou muita coisa ou não, porque ainda estamos no começo dos treinos, mas por enquanto, eu, particularmente, tô gostando bastante. Acho que ele tem um potencial gigante pra ajudar a gente a aprender e melhorar cada vez mais", garantiu.

Alguém bate de frente?

TitaN, jogador da paiN no CBLOL 2024
Foto: Reprodução/paiN Gaming

Durante o Media Day, Robo opinou sobre as novas lineups do CBLOL e chegou a dizer que não via a KaBuM como equipe a ser temida, mas reconheceu que as mudanças da RED Canids foram positivas. Questionado sobre a paiN, ele disse que a adição de TitaN não deve ser suficiente para tirar a LOUD do topo:

"Acho que é um bom jogador, provavelmente é o AD Carry brasileiro com maior conhecimento de jogo, então acho que foi uma soma bem legal pra paiN. Mas em geral, na minha opinião, o problema deles contra a gente nunca foi botlane, por isso eu disse que não foi uma mudança tão forte assim. Claro, pelo nome TitaN, pela questão midiática, foi incrível para a paiN, só que, em questão de gameplay, acho que não vai ser o diferencial em um jogo contra a gente", cravou.

LEIA MAIS

A LOUD começa o CBLOL 2024 com reencontro contra Ceos: o time enfrenta a KaBuM na partida de abertura do 1º split, buscando seu quarto troféu consecutivo.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.