Oito vitórias e uma derrota: essa foi a campanha da Rensga no 2º turno da 2ª etapa do CBLoL 2021. Os resultados foram tão bons que a organização de Goiás saiu da parte de baixo da tabela no período inicial para terminar a fase de pontos na 4ª colocação e consequentemente garantir vaga nos playoffs da principal competição do MOBA da Riot Games no Brasil. Agora, a equipe enfrentará a LOUD nas quartas de final e precisará lidar com a pressão da boa fase para seguir sonhando no torneio.

Para Gafone, em entrevista exclusiva ao The Enemy, a história é outra. Na visão do técnico da Rensga, a equipe chega menos pressionada em comparação com o restante das organizações presentes nos playoffs e precisa estar pronta para não só enfrentar, quanto também se adaptar ao formato da fase decisiva.

“Sem dúvida que chegar às quartas de final com menos pressão que os demais times — que têm mais experiência no CBLoL que a gente — e com uma boa campanha é mais confortável. Mas, por outro lado, temos os pés no chão de que a adaptação agora para uma série melhor de cinco é muito diferente para uma adaptação para o meio do campeonato. Temos um tempo limitado, mas todos estão muito confiantes e com muita vontade de jogar”, afirmou Gafone.

Trigo, também em conversa com o The Enemy, vê o bom momento da Rensga como fator positivo na confiança da equipe, mas acredita que isso não vá alterar a confiança e a motivação da LOUD para o confronto. Em suma, ele julga que o passado recente na competição precisa ser deixado para trás e o mais importante no momento é focar em ter êxito no presente.

“Acredito que o momento não influencie tanto assim na série, mas eu acho que mentalmente influencia bastante na nossa confiança. A gente está indo para esses playoffs bem confiante e sabendo que a gente é capaz de vencer. Ainda assim, para a LOUD acredito que a nossa boa fase não vá influenciar tanto porque, afinal de contas, nos playoffs não adianta se a gente fez oito vitórias e uma derrota na fase de pontos. O que importa é aquela melhor de cinco”, assegurou Trigo.

Em relação à evolução de um turno para o outro na atual edição do CBLoL 2021, Gafone acredita que houve um entendimento geral dentro do time sobre quais eram os aspectos que precisavam melhorar para realmente “mudar de chave” e se recuperar dentro do campeonato. Além disso, ele revelou que a colocação final da Rensga no campeonato foi surpreendente, já que a expectativa dentro da organização era de, claro, se classificar aos playoffs, mas não terminar de uma forma tão positiva da maneira como foi. 

“No início do 1º turno tínhamos bons jogadores individualmente, mas não éramos um bom time. Isso fazia com que a mecânica pesasse muito e a estratégia ficasse de lado, o que ficou bem evidente com o decorrer das semanas. Com isso, iniciamos um trabalho interno para identificar qual era o nosso perfil como time e o que deveríamos fazer para dar a volta por cima e conquistar a vaga nos playoffs na 6ª posição (nossa principal meta como time). Terminamos a fase de pontos em quarto lugar, o que para mim, apesar de acreditar que fosse possível, é um pouco surpreendente porque estávamos com três vitórias e seis derrotas na virada do turno”, disse Gafone.

cblol lol league of legends rensga gafone trigo takeshi
Gafone (Foto: Divulgação/Rogério Porto)

Para quem está no ônus de Summoner’s Rift, Trigo mantém uma opinião similar com a do técnico sobre a ascensão fulminante da Rensga nas últimas rodadas do CBLoL 2021. O atirador da equipe relatou que realmente houve uma identificação dos erros da equipe e que, a partir disso, foi possível voltar ao trilho das vitórias e gradualmente ganhar confiança individual e coletiva.

“O que mais fez a diferença do primeiro para o segundo turno do CBLoL foi que durante os treinos conseguimos melhorar muitas coisas que estávamos errando e aos poucos fomos nos recuperando no campeonato. A sequência de vitórias nos deixou mais confiantes e isso fez com que todos melhorem como time”, revelou Trigo.

Na opinião de Takeshi, analista do CBLoL, em papo com o The Enemy, a Rensga mudou de patamar no 2º turno do CBLoL 2021 devido à compreensão dos jogadores sobre a função de cada um deles dentro das composições que proporcionaram até o momento no torneio. Com ênfase na dupla Croc e Yuri, ele acredita que a equipe vem apresentando performances corretas e dificilmente comete erros que, na maioria das vezes, acabam comprometendo a partida. 

“O crescimento de Rensga no segundo turno se deve a muitos fatores. O primeiro deles foi que o Croc mudou bastante o estilo de jogo dele. Hoje em dia, ele [Croc] e o Yuri estão com um early game muito melhor e jogando com campeões que fazem mais sentido também. O Yuri é um cara que joga de maneira muito proativa, tem muita noção de mapa e o dois contra dois dele com o Croc está muito forte. Isso é um fator bem crucial. O Trigo começou a entender melhor a função dele dentro do jogo, jogando com campeões que pressionam a rota inferior, e o Damage é beneficiado com isso. O KiaRi é um cara que está jogando de uma maneira muito sólida. Então, acho que a equipe toda da Rensga é muito coesa. Eles respeitam muito as condições de vitória deles. Se eles sabem que tem que juntar em cinco e lutar em cinco, pouquíssimas vezes eles vão sair dessa condição de vitória e tentar fazer algo que não devem, sabe? É uma equipe que está muito bem treinada nos fundamentos de cada uma das composições deles”, declarou Takeshi.

cblol lol league of legends rensga gafone trigo takeshi
Takeshi (Foto: Reprodução/Instagram)

Projetando o confronto contra a LOUD e quem sabe para o restante dos playoffs, Gafone crê,  do ponto de vista técnico, que a Rensga poderá jogar de igual para igual com as outras equipes, já que a organização disputará as quartas de final da competição diretamente no estúdio da Riot Games, na capital de São Paulo. Isso, portanto, possivelmente permitirá que os jogadores tenham mais fluidez e possam obter ainda mais desempenho dentro de Summoner’s Rift. 

“Além da nossa surpreendente campanha no 2º turno, terminando na 4ª posição, teremos fatores extras que somam positivamente para o jogo deste sábado, contra a LOUD. Teremos a experiência de fazer uma viagem de time para jogar no estúdio da Riot — mesmo que seja na sala de aquecimento — e teremos nove de ping. Mesmo que eu ache que temos estrutura para jogar em Goiânia e que isso não dificultou tanto nossa temporada, talvez ter um ping melhor pode fazer diferença no dia do jogo”, opinou Gafone.

Por fim, Trigo reparte de um sentimento que parece ser preponderante dentro da Rensga: otimismo. De uma maneira convincente e pensando jogo a jogo, ele está seguro de que a equipe conseguirá derrotar a LOUD e, portanto, seguirá viva nos playoffs do CBLoL 2021.

“Tenho expectativas bem altas. Eu estou muito confiante. Tenho confiança no meu time e no meu jogo. Eu acho que a gente tem tudo para sair vencedor contra a LOUD. Só quero jogar essa série logo e conseguir sair com a vitória”, finalizou Trigo.

cblol lol league of legends rensga gafone trigo takeshi
Trigo (Foto: Divulgação/Rogério Porto)