É natural que um jogo busque maneiras de inovar e se manter relevante. Isso inclui, evidentemente, todas as mudanças citadas até aqui. Contudo, por que Ethan acabou enfrentando tantas criaturas típicas do folclore europeu, especificamente, em vez de monstros mais próximos aos "típicos" da série? A resposta é bem mais simples do que parece.
"Como você mencionou, tivemos muitas influências diferentes da literatura de terror clássica. Achamos que seria interessante dar nosso próprio toque e perspectiva para isso por meio das lentes de Resident Evil. Apesar de termos nos baseado em criaturas místicas, sempre temos de nos certificar de que elas estejam fundamentadas, em algum grau, na formação acadêmica, quando apresentadas neste mundo de Resident Evil, onde formas de vida são distorcidas pela ciência", respondeu Kawata.
"Acho que os jogadores responderam muito bem a essa direção, vendo monstros clássicos familiares no cenário de Resident Evil, mas não é necessariamente uma direção em que devemos seguir em frente. Existem alguns princípios gerais que sempre obedecemos ao produzir um jogo de Resident Evil, como os quatro pilares de medo, combate, exploração e gerenciamento de recursos. O peso que colocamos em cada pilar pode variar de acordo com o título, mas esses são os elementos principais que sempre mantemos, enquanto incorporamos novas ideias para impulsionar a inovação da franquia", contou.