Fez II, continuação do aclamado game independente, tinha sido anunciado na E3 2013, em junho. Mas a felicidade dos fãs não durou muito. Phil Fish, criador da Polytron Corporation, anunciou no sábado que o título será cancelado.

Fez-II

None

Depois de uma série de desabafos na conta pessoal de Fish no Twitter, o perfil da Polytron publicou: "Com muito pesar, anunciamos que FEZ II foi cancelado e não está mais em desenvolvimento. Pedimos desculpas pela decepção". Depois, no site da empresa, o pronunciamento foi um pouco maior. "FEZ II está cancelado. Chega. Pego o dinheiro e fujo. Isto é o máximo que eu consigo digerir. Isto não resulta de uma coisa qualquer, mas é o fim de uma longa, maldita campanha. Vocês venceram".

Aparentemente, Fish já estava descontente com a indústria de games, mas a gota d'água foi um vídeo do jornalista Marcus Beer no site GameTrailers. Beer critica o criador de Fez e Jonathan Blow (responsável por Braid, outro indie renomado, e The Witness) por, supostamente, se recusarem a falar com a imprensa especializada em outros assuntos que não a divulgação de seus próprios jogos. De acordo com Beer, os "BlowFish" não quiseram comentar a nova política de publicação de jogos independentes no Xbox One.

O vídeo foi alvo de diversos tuítes, tanto de Blow como de Fish, repudiando a opinião de Beer. Depois dos desabafos, o criador de Fez anunciou que deixaria a indústria de games e, em seguida, restringiu o acesso a seus posts na rede social.

Fez é um jogo de quebra-cabeças e plataforma. O game foi inicialmente anunciado em 2007. Depois de alguns adiamentos, foi lançado em 2012, para a Xbox Live Arcade. Também ganhou versões para PC e Linux. Fez e Phil Fish foram destaque no documentário Indie Game: The Movie.