Poucos games me impressionaram tanto na E3 2012 como Sim City, da Maxis/EA.

Sim City

None

Sim City

None

Sim City

None

Sim City

None

Sim City

None

Sim City

None

O novo game da clássica série de construção e gerenciamento de cidades é um tremendo feito em termos de engine. A nova tecnologia, batizada Glass Box, dá ao game um motor poderoso, buscando transformá-lo no mais completo simulador já realizados na indústria do entretenimento.

O game tem visual inspirado na fotografia "tilt shift" (técnica que manipula imagens aéreas, fazendo-as parecer miniaturas - veja exemplos) e permite ao jogador ver sua cidade com detalhes ínfimos ou em escala abrangente, em tempo real. "Cada Sim que é visto andando na rua, pegando seu carro ou entrando em uma loja mora em algum lugar, tem seu trabalho e hábitos de consumo", explicou o produtor Tyler Thompson. Essas pessoinhas, que andam minúsculas como formigas, reagem à administração da cidade e seu entorno não como estatísticas, como nos games anteriores, mas como indivíduos.

A interface de Sim City também recebeu atenção digna de elogios. Os menus lembram infográficos, tornando muito fácil identificar zonas que necessitam de atenção ou os atuais problemas da cidade. Com o toque de alguns poucos botões o mapa revela suas camadas de serviços (água, luz, trânsito, entretenimento, transporte público...), revelando gargalos ou superproduções. No entanto, como apontou o produtor, basta olhar para a cidade em si para identificar tais problemas. Zonas sujas e cheias de pichação de gangues estão passando por problemas de criminalidade. Áreas apagadas estão sem energia. Fumaça saindo das fábricas prova que elas estão em funcionamento. Congestionamentos revelam problemas no fluxo de veículos. Pessoas demais nos pontos de ônibus apontam déficit no transporte coletivo... e por aí vai.

Tudo isso - e aí o game começa a ficar ainda mais impressionante - tem impacto direto no fluxo de desenvolvimento da cidade. Um congestionamento pode prender um caminhão carregado de produtos químicos que são necessário em uma obra que você está realizando. Tudo está conectado.

Sim City Multiplayer

A conexão em Sim City vai além das cidades isoladas. É possível jogar com amigos, que podem construir cidades vizinhas à sua. Cada cidade pode desenvolver-se organicamente como seu jogador desejar, especializando-se em uma área específica (indústria, serviços, turismo, etc). Assim, uma pode suprir coisas que faltem à cidade adjacente. Uma cidade focada na indústria, por exemplo, não atrai moradores devido à baixa qualidade de vida e poluição - o que faz com que as cidades próximas tenham maior demanda por moradia - e seus Sims podem procurar entretenimento em outra área, em que o turismo seja o centro das atenções.

Mesmo os problemas de uma cidade podem afetar diretamente a vizinha. Um bairro em que a criminalidade esteja fora de controle começa a afetar outros bairros e, eventualmente, os ladrões, os assassinos, os incendiários, enfim, a escória, pode atacar noutro lugar. Na demonstração, acompanhamos um ladrãozinho pegando seu carro tunado com som alto, cruzando uma estrada e indo assaltar um banco na cidade vizinha! Felizmente, a polícia local teve rápida velocidade de atuação e prendeu os meliantes (um troféu surgiu então na tela, parabenizando o jogador pela atuação de sua força policial).

Pra completar, as cidades próximas podem lançar-se em esforços "estaduais", que nenhuma seria capaz de realizar isoladamente. Grandes feitos de construção, como aeroportos, barragens e outras grandes estruturas, requerem a colaboração de dois ou mais municípios, que precisam dividir responsabilidades para conquistar esses desafios. Uma cidade precisa entrar com a mão-de-obra (e ter habitantes sobrando para tal), enquanto outra fornece a matéria-prima, a tecnologia e assim por diante. Esses esforços exigirão muita paciência, administração constante e colaborativa e dias de trabalho. Ao final, porém, todos se beneficiam da novidade: um aeroporto amplia as rotas de comércio, traz mais turistas, acelera desenvolvimentos, etc.

Do gerenciamento macro das cidades aos pequenos dramas urbanos, Sim City é a promessa de um dos mais incríveis simuladores já criados. O lançamento acontece em fevereiro de 2013, para PCs. Reveja o trailer da E3 2012: