Depois de 19 meses de negociações, os membros da SAG-AFTRA (Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists), órgão que representa os dubladores de games nos Estados Unidos, anunciou que a categoria está entrando em greve contra empresas grandes do mercado, incluindo EA, Activision, Disney e Take-Two.

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"Chegou a hora das empresas de video games levarem nossas preocupações a sério e negociarem um contrato moderno baseado na segurança de atores, precedentes da indústria e melhores práticas," disse o chefe de contratos da SAG-AFTRA, Ray Rodriguez. Alguns dubladores disseram que não queriam entrar em greve, mas que não vêem outra opção diante das negociações sem sucesso.

Um grupo representando as empresas de games respondeu a SAG-AFTRA, repreendendo as ações da categoria e dizendo que a greve apenas vai prejudicar sua causa, fazendo com que membros do sindicato, quantidade de profissionais que representam aproximadamente 25% dos atores da indústria, deixem o mesmo.

Entretanto, os membros da SAG-AFTRA, incluindo nomes grandes como David Hayter (Snake em Metal Gear Solid) e Jennifer Hale (Sheperd mulher em Mass Effect), decidiram pela greve, e vão protestar em frente aos escritórios da EA começando na próxima segunda-feira (24). 

A categoria pede uma parcela dos lucros de jogos que passarem da marca de 2 milhões de cópias vendidas, em formato físico ou digital (ou 2 milhões de assinantes, no caso de títulos online), além de bônus por sessões extenuantes de gravações e a contratação de coordenadores de dublês para cenas com captura de movimento.

Os dubladores argumentam que as relações de trabalho com os estúdios são regidas por um acordo feito na década de 1990, e que ele não corresponde mais a situação atual do mercado. Em outra página de perguntas e respostas, o sindicato afirma que a indústria de games "cresceu e se transformou em algo maior e mais lucrativo do que qualquer outro segmento do entretenimento, e continua a crescer", e que pagamentos de bônus por desempenho têm sido comuns para executivos e outros funcionários que trabalham em jogos.

Como isso afeta o consumidor?

A greve, dependendo do quanto durar, pode afetar o lançamento de alguns jogos. Os jogos já confirmados para o fim deste ano e começo de 2017 devem continuar tranquilos, mas títulos em desenvolvimento neste momento, que ainda estão passando pela fase de gravação, podem atrasar porque perderam seus atores e dubladores.

O quão grande será o impacto da greve no mercado, entretanto, é algo que só poderá ser concluído depois de algum tempo.