Dragon Ball FighterZ traz consigo uma promessa que há muito tempo não se via entre jogos de anime. Com o desenvolvimento a cargo da Arc System Works, cujo trabalho é visto com frequência em cenários competitivos dos games de luta, o novo jogo de Dragon Ball aparenta ter a chance de ultrapassar o nicho dos jogos de anime se firmar como um título para os fãs do gênero prestarem atenção e se jogar de forma dedicada.

Após anos de títulos em combates de arena 3D e elementos de RPG, a franquia finalmente retorna a um sistema mais tradicional para o gênero de luta, com os mesmos conceitos que se vê em um Street Fighter ou um The King of Fighters. A jogabilidade, baseada em lutas de três contra três, parece mais frenética e os golpes são mais espalhafatosos, mas, em seus conceitos básicos, as ideias são parecidas.

Mas como exatamente Dragon Ball FighterZ pode se encaixar em um cenário de jogos de luta?

Para tirar a dúvida, recorri a Jefferson Kayo, que nossos leitores devem conhecer pelas críticas de games como Street Fighter VThe King of Fighters XIVBlazBlue: Central Fiction Tekken 7"Pelos gameplays, é um jogo de luta mais 'sério' que todos os demais", diz, apesar de ressaltar que, de modo geral, a Arc System Works trabalha com jogos de luta de mecânicas fáceis, com um apelo para o público mais casual - é o caso de Persona 4 Arena, por exemplo.

A maior comparação que se têm feito, em especial nos memes, é entre DB FighterZ e Marvel vs Capcom Infinite. Para Jefferson, ambos parecem ter elementos em comum. A começar pelo ritmo, com padrões de ataque iniciados por combos básicos no chão (golpe fraco, golpe médio e golpe forte), lançamento para cima, combos no ar, bounce (quicada do oponente no solo), uma magia, e troca de personagens do trio.

"Desta vez, parece que o jogo tem mecânica especiais de mandar o adversário para o ar, e para bounces de chão e parede", opina Kayo. A cadência também é um fator. "Não parece ter mais hitstun (tempo de recuperação ao tomar ataque) demorado demais."

A principal dúvida que permanece é o estilo de luta de cada personagem - se a Arc System Works definirá padrões de golpes que façam um Goku se destacar de Gohan ou Cell, por exemplo. "Por enquanto, não vi muita diferença, com exceção de um golpe de braço de Majin Buu. Apesar de mais hardcore, ainda parece limitado", diz.

Dragon Ball FighterZ chega no começo de 2018 para PlayStation 4Xbox OnePC e tem demonstração jogável na E3 2017. Fique ligado na cobertura do The Enemy para não perder nada sobre a maior feira de games do mundo.