Desde que Crash Bandicoot N. Sane Trilogy foi lançada no PlayStation 4, alguns fãs têm questionado mudanças feitas no gameplay dos remasters. Teorias surgiram para explicar porque o pulo do mascote estava diferente, e agora a desenvolvedora Vicarious Visions comentou o assunto.

"Nosso objetivo para a Trilogy foi reduzir qualquer ponto de frustração e preservar o desafio dos originais, e sentimos que fizemos isso," a desenvolvedora explicou. "Muitos fãs notaram o fato de que o pulo de Crash não é o mesmo de antigamente, particularmente no primeiro jogo."

"Nós fizemos muitas baterias de testes internos, testes com usuários e iterações para levar o controle de cada jogo para o local certo. No fim, nós alteramos o pulo de forma diferente em cada jogo, para que as métricas de pulo sejam iguais aos originais," continuou a Vicarious Visions. "Entretanto, há algumas diferenças sutis em Crash Bandicoot, a principal sendo o fato de que você cai mais rapidamente ao soltar o botão X do que caía no jogo original."

Além de falar sobre os pulos, a Vicarious Visions comentou sobre a colisão de Crash com elementos do cenário, que também passou por mudanças. "Nosso jogo conta com um sistema de colisão diferente do jogo original, e combinado com a adição da física, alguns pulos requerem mais precisão que o original," ela adicionou. "Assim como o controle, nós iteramos na colisão e física ao longo do desenvolvimento para torná-lo mais justo para todos os jogadores e o mais fiel ao jogo original possível."

"Uma precisão maior agora é necessária no primeiro jogo, o que torna a experiência de gameplay diferente. Particularmente, se você for um novo jogador, talvez queira começar com o segundo e terceiro jogo primeiro, e depois voltar para tentar Crash Bandicoot depois que teve mais treino. Para vocês que jogaram os originais e adquiriram uma boa quantidade de memória muscular, re-aprender as mecânicas no nosso jogo pode se apresentar como um desafio adicional que você não esperava. Mas temos certeza que vocês estão à altura do desafio," eles concluiram.

Em nosso review de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, nosso crítico Bruno Silva disse que "Crash Bandicoot N. Sane Trilogy traz o que um dos ícones do PlayStation tem de melhor e de pior, ao mesmo tempo. Na atualização de seus games mais famosos para o PS4, vêm os acertos (e também os erros) de um personagem que teve a dura missão de ser uma das principais faces do console da Sony, em seus críticos anos iniciais de vida."