Depois de alguns anos fazendo aparições tímidas na E3, Crackdown 3 finalmente chegou com pompa ao evento. A franquia exclusiva do Xbox tem uma demonstração do modo single-player na feira - e o The Enemy teve a oportunidade de jogá-la.

A estática cartunesca e os controles ágeis permanecem intactos neste terceiro título, que aumenta em quase três vezes tudo que já foi visto na série. Não só os mapas e os prédios da cidade estão maiores, como a quantidade de pessoas nas ruas também cresceu exponencialmente. Vantagens de estrear em uma geração nova, com o console mais poderoso do mercado: o Xbox One X.

Crackdown 3 melhorou com o novo videogame da Microsoft, mas, no fundo, permanece o mesmo jogo planejado há mais de três anos. "No fundo, o projeto ainda é o mesmo desde o início. Mas é claro que, com a chegada do One X, nós melhoramos muitos atributos técnicos - nunca imaginamos que ele poderia ser tão bonito, por exemplo", contou ao The Enemy o lead designer Gareth Wilson.

O estilo gráfico escolhido para o jogo dá preferência às cores e aos traços expressivos dos personagens; os efeitos de luz e brilho também ganham muito com a paleta fluorescente. No entanto, Crackdown 3 parece um jogo atrasado no mercado, tanto graficamente quanto no gameplay. Na campanha principal, as missões paralelas e as principais se misturam, assim como em 98% dos jogos do gênero. Em um primeiro momento, é difícil diferenciar o jogo de qualquer outro título lançado nos últimos anos, como Saints Row, Sunset Overdrive ou mesmo GTA V.

Ainda assim, Wilson garante que na hora de jogar o game completo, a sensação será diferente. "Tivemos que mudar o jeito dos nossos designers pensarem, pois eles sempre fizeram jogos lineares, com missões principais sendo o centro de tudo", disse. "Em Crackdown 3, você poderá matar o último chefe de todos logo nos primeiros dez minutos - vai ser difícil, mas você pode. Queremos dar liberdade total ao jogador e espero que isso ressoe no momento em que vocês jogarem. É definitivamente o jogo que sempre quisemos fazer", completou.

Em um primeiro momento, é difícil diferenciar Crackdown 3 de qualquer outro título lançado nos últimos anos, como Saints Row, Sunset Overdrive ou mesmo GTA V

Crackdown 3

Duas coisas podem ajudar a mudar a primeira impressão que a demo da E3 deixou: um roteiro que consiga trazer personalidade e bom humor aos protagonistas, e um bom multiplayer online. A rapidez da câmera e dos inimigos espalhados pela tela trazem um frenesi impactante ao game, que no modo single player não se sobressai, mas pode fazer a diferença na hora de jogar com a galera.

Crackdown 3 não tem cara de ser o grande título de Xbox One para o ano, mas, se conseguir trabalhar bem o multiplayer, pode adicionar mais uma comunidade importante ao seu conjunto de fãs. A campanha singre-player, por outro lado, não parece se diferenciar do mar de jogos de mundo aberto que hoje assolam o mercado. Só será possível descobrir se essa primeira impressão da E3 ficará lá em setembro, quando finalmente o jogo chega às lojas.

A E3 2017 é a maior feira de games do mundo e conta com cobertura especial do The Enemy, direto de Los Angeles. Acompanhe!