A XLG UOL e a Gamers Club anunciaram nesta quarta-feira (15) a Copa Brasil de Counter-Strike: Global Offensive. O torneio começará no dia 20 de março (veja a tabela aqui) com presença de INTZ eSports, Keyd Stars, paiN Gaming, ProGaming, T Show e Team One. A final será no dia 14 de agosto.

CS:GO

Para ajudar a realizaro torneio, que terá como um dos seus objetivos a profissionalização do CS:GO no Brasil, o bicampeão mundial e capitão da SK Gaming, Gabriel "FalleN" Toledo servirá de embaixador para a Copa do Brasil. “É muito importante continuarmos o desenvolvimento do CS:GO brasileiro, e a Copa Brasil vem para aumentar ainda mais o nível e prestígio das competições em nosso país. Fico muito contente com mais esse passo dado em prol da nossa comunidade. Vamos trabalhar para, quem sabe um dia, podermos retornar para o Brasil e jogar CS no mais alto nível”, afirmou FalleN.

O Brasil já é referência no CS:GO devido aos bons resultados que nós da SK Gaming, Immortals, LG e outras equipes estão conseguindo no exterior. Além disso, o número de espectadores brasileiros nas competições não para de crescer, o que significa que o jogo está evoluindo muito em nosso país," adicionou o capitão da SK. "Estamos fazendo um trabalho de fomento ao esporte eletrônico e vemos muitos talentos no Brasil competindo em nossa terra. O trabalho a longo prazo e o incentivo diário nas competições em nosso país vão ajudar a fortalecer e a revelar novos grandes jogadores.

“O cenário de CS:GO carecia de um torneio de médio a longo prazo, que desse maior segurança para jogadores e para as equipes, que precisam fazer esforços para manter uma estrutura em suas Gaming Houses. A Copa Brasil de CS:GO, uma parceria da XLG com a Gamers Club, nasce para ser a referência no país. Agora, vamos poder falar que temos um campeão do Brasil após cinco meses de disputa”, disse o Head de eSports no UOL, Felipe Campos.

O torneio terá ótimos jogadores, grandes equipes, uma premiação acima da média e transmissão pela internet e pela televisão. Será um novo marco para a massificação dos eSports. Hoje, as melhores equipes do mundo são formadas por brasileiros, como o FalleN, que tiveram de sair do país para se tornar referência no CS:GO. Esperamos que, a partir de agora, as nossas estrelas possam nascer e se consolidar no Brasil, disputando torneios cada vez mais atraentes aqui”, ressaltou Yuri Uchiyama, CEO da Gamers Club. 

A Copa do Brasil será transmitida na TV pelo Esporte Interativo e na internet pela Twitch. A premiação contará com a participação dos torcedores em sistema inédito que será divulgado nos próximos dias. Parece que os organizadores vão adotar algo parecido com o International de Dota 2, onde a torcida pode, de alguma maneira, contribuir para aumentar o prêmio.